Com a temática: “A Política de Saúde Mental como um Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a Secretaria de Saúde de Sobradinho e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram na última quarta-feira (16) a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, no Auditório da UAB – Universidade Aberta do Brasil.
A abertura do evento contou com a participação lúdica do músico Elias Júnior e apresentação cultural da Tribo Truká.
Para discorrer sobre o tema principal, a Consultora da AVANSUS Joselma Alves falou sobre a política de saúde mental como um direito. A psiquiatra Karla Cruz, também palestrante da conferência, discorreu sobre prevenção e cuidado ao suicídio.
Em seguida foram formados 4 eixos de discussão, onde 12 propostas foram construídas para serem apresentadas na Conferência Estadual de Saúde Mental e posteriormente na Conferência Nacional. Durante o evento, foram eleitos seis delegados. Quatro representando os usuários do sistema e dois representantes dos trabalhadores da saúde.
“A realização deste evento é essencial para que o município de Sobradinho possa avaliar as estratégias que vêm sendo aplicadas em relação à saúde mental e promover os devidos ajustes e atualizações nos protocolos, no intuito de oferecer um serviço ainda melhor e mais alinhado com as necessidades da população. Saímos com propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual e com diretrizes encaminhadas.” afirmou a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan.
Também participaram do evento, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Tânia Marques, a Coordenadora Marlene Araújo, representantes da AVANSUS – empresa de Consultoria de Saúde do município, Joselma Alves e Joselly Alves Almeida, representando a entidade de usuários do Sistema de Saúde, Alexandra da APAE, o Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Patrick Carvalho, e representante da Tribo Truká, Pedro Antônio.
Ascom PMS