Projeto de recuperação de nascentes apoiado pela ENGIE recebe Selo Aliança Pelas Águas Brasileiras

Cidades Sento-Se

As nascentes estão localizadas na comunidade de Brejo da Brásida, em Sento Sé.

Uma das principais iniciativas ambientes desenvolvidas pela ENGIE nas comunidades onde está inserida é o Programa Ambiental de Preservação de Nascentes. Mais do que uma ação de educação ambiental, o programa já preservou mais de 2 mil nascentes nas comunidades vizinhas às Usinas da Companhia.

Em Umburanas e Sento Sé (BA), onde opera três conjuntos eólicos, não foi diferente. Em 2017, a Companhia iniciou a recuperação dos mananciais no Brejo da Brásida, uma comunidade de Sento Sé, durante a implantação do Conjunto Eólico Campo Largo. Essas ações foram pioneiras na conservação e recuperação da Caatinga, fomentando uma experiência singular no sertão baiano.

Executado pela Associação de Moradores do Brejo da Brásida, o projeto ganhou corpo e ingressou, em 2021, no Programa Águas Brasileiras, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, alcançando seis nascentes preservadas que já estão em processo avançado de recuperação. Uma conquista que trouxe o reconhecimento do Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, oferecido pelo Ministério. Ao todo, 12 projetos de revitalização de bacias hidrográficas foram contemplados com a premiação, sendo a associação de Moradores a única ONG condecorada.

“Estamos muito felizes com o recebimento desse prêmio, que demonstra um reconhecimento do nosso trabalho diário aqui na comunidade para garantir que as nossas nascentes sejam preservadas. Estamos entusiasmados para continuar o trabalho e esperamos conseguir bons frutos e novas oportunidades a partir desse selo”, comenta o presidente da Associação de Brejo da Brásida (AMBB), Manuel de Almeida Palha.

“O Programa de Conservação de Nascentes já se consolidou como uma iniciativa de preservação ambiental que traz excelentes resultados nas comunidades onde atuamos. Perceber que ele ganhou uma amplitude ainda maior no sertão baiano nos traz ainda mais orgulho e motivação para seguirmos educando as comunidades sobre meio ambiente e preservando nossos espaços”, comenta Karen Schroder, gerente de Meio Ambiente da ENGIE Brasil Energia.

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Regional, o Selo tem entre os objetivos reconhecer iniciativas de revitalização de bacias hidrográficas que visem: conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da preservação das águas brasileiras por meio da revitalização de suas

bacias hidrográficas; incentivar o compartilhamento das boas práticas e suas replicações em outras bacias hidrográficas; e engajar a sociedade e disseminar a importância de participação pública e privada no processo de recuperação dos rios brasileiros, visando o interesse público.

Programa Águas Brasileiras

O Programa Águas Brasileiras foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e selecionou, por meio de edital, 26 projetos de revitalização de bacias hidrográficas, que contemplaram mais de 250 municípios de 10 estados. O objetivo é ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo, de forma a fomentar o desenvolvimento regional e garantir mais qualidade de vida para a população,

Com a união de esforços da comunidade, foi executada uma série de atividades que não somente devolveram as nascentes suas propriedades naturais, mas também criaram uma rede de multiplicação de conhecimento. Desde o início dos trabalhos, mais de 36 mil mudas de espécies nativas da Caatinga foram plantadas nos locais. Além do plantio, o trabalho da equipe incluiu a definição de diretrizes voltadas à proteção e à recuperação das matas ciliares, coletas de sementes, a produção de mudas e monitoramento do seu desenvolvimento.

Para a consolidação das atividades desenvolvidas pelo Programa são realizadas ainda as campanhas de intervenção nos locais, um trabalho de educação ambiental com a população local. “Nesta etapa nós ampliamos nosso trabalho e capacitamos alunos e agentes comunitários, através de palestras e oficinas de trabalho, visando à difusão do tema para a melhoria econômica e ambiental da comunidade envolvida”, destaca Manoel Palha, presidente da AMBB.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.

No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10 GW em 69 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 97% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020.

Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 3.500 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2021 um faturamento de R$ 13,5 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Já o Grupo teve em 2021 uma receita de 57,9 bilhões de Euros e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe, Euronext Vigeo Eiris – Eurozone 120/Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG, MSCI Europe ESG, Euro Stoxx 50 ESG, Stoxx Europe 600 ESG, e Stoxx Global 1800 ESG).

ABOUT ENGIE

Our group is a global reference in low-carbon energy and services. Together with our 170,000 employees, our customers, partners and stakeholders, we are committed to accelerate the transition towards a carbon-neutral

world, through reduced energy consumption and more environmentally-friendly solutions. Inspired by our purpose (“raison d’être”), we reconcile economic performance with a positive impact on people and the planet, building on our key businesses (gas, renewable energy, services) to offer competitive solutions to our customers.

ENGIE is the largest private-sector power producer in Brazil, operating in generation, commercialization and transmission of electric power, gas transport and energy solutions. With an installed capacity of 10 GW from 69 power plants, which stands for about 6% of the country’s capacity, the Company has nearly 97% of its installed capacity in the country from renewable sources and with low GHG emissions, such as hydro, solar and biomass power plants, and windfarms.

With the acquisition of TAG, ENGIE now also owns the largest natural gas transportation network in the country, at 4,500 km and transecting 10 states and 191 cities.

The Group also has a complete portfolio of integrated solutions focused on reducing costs and emissions and improving the infrastructure for companies, such as compressed air, local solar self-production, biogas and biomass, power management and consulting, HVAC and substations. ENGIE also acts as a partner for cities to make the urban spaces more efficient and sustainable, with public lighting, electric mobility and district cooling solutions. With 3,500 employees, ENGIE’s turnover in Brazil in 2021 was R$ 13.5 billion.

The Group´s turnover in 2021 was of 57.9 billion Euros. The Group is listed on the Paris and Brussels stock exchanges (ENGI) and is represented in the main financial indices (CAC 40, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) and non-financial indices (DJSI World, DJSI Europe, Euronext Vigeo Eiris – Eurozone 120/Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG, MSCI Europe ESG, Euro Stoxx 50 ESG, Stoxx Europe 600 ESG, and Stoxx Global 1800 ESG).

Informação para Imprensa |

Luciana bispo- (74) 99801-6886

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *