Representantes das Secretarias Municipais de Educação das cidades baianas que compõem o Território Sertão do São Francisco participaram nesta segunda-feira (02) do 1 Encontro do Programa de (Re)Elaboração dos PPP’s – Projetos Políticos Pedagógicos na Bahia. O Secretário Municipal de Educação de Sento-Sé, Jeorge Ribeiro, juntamente com integrantes da secretaria participaram do evento que aconteceu no formato virtual.
“O município de Sento-Sé fez adesão ao programa, e dentre outras ações já constituiu o Comitê Local de Gestão Colaborativo, que tem como uma das atribuições, a de mobilizar as Escolas/Núcleos Municipais para também constituirem os Comitês Escolares para coordenar o processo de elaboração e/ou revisão dos seus Projetos Político-Pedagógicos. O PPP é uma ferramenta que vai além do currículo escolar, trazendo os valores, a cultura, as crenças e as diretrizes de ação que devem orientar toda a comunidade escolar. Por isso, é fundamental que ele seja bem elaborado e sempre sirva como orientação para o cotidiano da instituição”, explica Jeorge Ribeiro.
Adébora Almeida é Articuladora do Programa no Município e avaliou o encontro de forma positiva. “A reunião foi bem esclarecedora e contribuiu para traçar o planejamento das atividades no município. Como a Rede Municipal já tinha em seu planejamento a reelaboração dos PPP’s, a proposta do Programa de formação vem contribuir para otimizar o tempo e qualificar a formação dos envolvidos”, avaliou a articuladora.
PPP’s – A proposta formativa será desenvolvida em três etapas. A primeira etapa, que começou no dia do lançamento da ação formativa, segue até o dia 30 de junho com aprofundamento conceitual, lives formativas e sistematização dos municípios. A segunda etapa será entre julho e setembro, com a criação e sistematização de redes, onde cada território de identidade terá um formador que acompanhará os municípios/escolas, além da sistematização dos municípios sobre suas produções. A terceira e última etapa, começa no final de setembro e segue até novembro, onde as escolas farão a sistematização dos seus projetos e apresentarão a comunidade extra muro escolar, por meio de audiências públicas, o documento produzido.