A criação de uma Área de Proteção Fitossanitária na região do Vale do São Francisco, através de parceria entre os estados da Bahia e Pernambuco, para combate à mosca da carambola, importante praga que costuma atacar plantios de frutas, foi tema de reunião que ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), em Recife.
O secretário da Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Leonardo Bandeira, acompanhado pelo chefe de gabinete Seagri, Alisson Gonçalves, se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Luís Eduardo Cavalcanti. Na ocasião, as discussões avançaram no sentido da efetivação de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois estados.
O Vale do São Francisco, no tangente à região limítrofe entre Bahia e Pernambuco, é uma das mais importantes áreas de produção de frutas do Brasil. Com 45 mil hectares, 17 mil dos quais cultivados por 2.800 agricultores familiares, o Vale é responsável por cerca de 95% das exportações de uva e 92% das exportações de manga, além de manter mais de 240 mil empregos diretos.
Como mostram os dados, a fruticultura é a principal atividade econômica da região e se a praga não for combatida, o resultado será a depreciação do produto, o aumento dos custos da produção, a perda de milhares de empregos diretos e dos mercados interno e externo.
Também estiveram presentes à reunião técnicos da Seagri e representantes da Moscamed Brasil, uma OS (Organização Social) reconhecida pelo Ministério da Agricultura e pelo Governo da Bahia, com certificação internacional para suas ações. A Moscamed tem expertise no monitoramento e controle biológico de pragas na Bahia.
Ascom/Foto: Divulgação