Os projetos Esporte na Cidade e Oportunidade Através do Esporte estão transformando a vida de crianças e jovens, que participam das aulas no Estádio de Pituaçu e do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, ambos em Salvador. Ao todo, 300 alunos, entre 7 e 17 anos, participam das atividades, sendo 150 em cada um dos projetos.
No Estádio de Pituaçu, o Projeto Esporte na Cidade, vencedor do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (ONU) 2021, oferece aulas gratuitas e exclusivas de futebol para meninas. O projeto foi premiado pela atuação no núcleo Salvador, que temo apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre).
Já o Oportunidade Através do Esporte atende meninos e meninas com aulas de futsal. Ambas as iniciativas são gratuitas e não exigem nenhum pagamento por parte dos jovens.
Com o objetivo de gerar maior pertencimento, os alunos dos projetos receberam o segundo kit de fardamentos, contendo camisa, short e meião. Anteriormente, os alunos já haviam recebido, além desses itens, um par de chuteira/tênis. As aulas dos projetos são ministradas por profissionais graduados em educação física, e acontecem sempre no contraturno escolar.
Em Salvador, o Esporte na Cidade Norte e Nordeste é realizado pela De Peito Aberto (DPA) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Itaú, da Rede, da White Martins e do SporTV e apoio da SUDESB.
O núcleo Cajazeiras, do Oportunidade Através do Esporte é realizado pela De Peito Aberto (DPA) por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Instituto CCR, realizado no trecho da concessionária Metrô Bahia e apoio da SUDESB. A região de Cajazeiras, onde o projeto é realizado, faz parte do tramo 3 da linha 01 do metrô.
Ascom Sudesb, com informações da De Peito Aberto