Um convênio assinado nesta terça-feira (14/06) pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) vai possibilitar mais oportunidade de trabalho para reeducandos do regime aberto e livramento condicional acompanhados pelo Patronato Penitenciário.
O documento foi assinado pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto, e o presidente do Ceasa, Gustavo Melo. O convênio contempla seis reeducandos, sendo dois pedreiros, dois pintores e dois ajudantes. “É uma parceria que vai dar certo. Estamos unindo a mão de obra qualificada, a exigência de organização do Ceasa e, acima de tudo, dando a oportunidade de reinserção social aos reeducandos”, afirmou Canuto. Os reeducandos selecionados foram certificados em cursos oferecidos pelo Patronato.
Inicialmente, os trabalhadores atuarão em obras que estão em andamento e depois farão a limpeza do centro. Pelo serviço, eles recebem um salário mínimo (R$ 1.212,00), transporte e alimentação. “Teremos vários desafios ao longo do ano. Esta parceria que estamos firmando hoje terá desdobramentos muito positivos. Não tenho dúvidas que iremos aumentar o quantitativo de reeducandos que irão colaborar conosco”, falou o presidente do Ceasa, Gustavo Melo.
Estiveram presentes à ocasião a secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, e o superintendente do Patronato, Josafá Reis, entre outros representantes do Ceasa e da SJDH.
Gerência de Comunicação
Franci Almeida
Foto: Surama Negromonte/SJDH