Os vaqueiros, figuras tradicionais do sertão nordestino, têm espaço garantido no ciclo junino de Petrolina. Anualmente, a vaqueirama se reúne na cidade pernambucana para o tradicional Forró da Espora e a Missa do Vaqueiro.
Como forma de recepcionar os vaqueiros que vieram de diversos estados do Nordeste, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), forneceu um delicioso jantar no sábado (25), antes do Forró da Espora, e neste domingo (26) um reforçado café da manhã antecedeu a celebração religiosa.
De acordo com a Secretária Executiva de Administração, Finanças e Segurança Alimentar da SEDESDH, Rubia Medeiros, através do Restaurante Popular de Petrolina foi possível fornecer 300 jantares e 400 cafés da manhã para o público que acompanhou os eventos. “O vaqueiro representa um legado cultural, por isso, é muito importante que Petrolina mantenha essa tradição ativa. E para equipe do Restaurante Popular foi uma satisfação imensa poder garantir que os vaqueiros tivessem uma alimentação de qualidade”, disse.
O ‘Forró da Espora’ é uma realização da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), em parceria com a Associação dos Vaqueiros de Cristália.
Irislane Pacheco/Foto: Prefeitura de Petrolina