O Prefeito Marcos Palmeira (PC do B), ainda se recuperando da COVID, conversou por telefone, na manhã desta sexta-feira (08/07), sobre os 18 meses de sua administração, ressaltando os investimentos que tem feito com recursos próprios.
“Completamos 18 meses de pagamento a todo o funcionalismo dentro do mês. Pagamos junho no dia 30 e assim foi em todos os meses anteriores, mesmo no período mais crítico quando tivemos de arcar com o valor de mais uma folha, todo o mês, para pagar os salários atrasados deixados pela gestão anterior” – diz Marcos Palmeira.
E anuncia: “Vamos pagar, nesta sexta-feira, dia 08 de julho, o 13º de todos os funcionários efetivos de Remanso” – comentando – “Não é difícil honrar compromissos. Depende da seriedade, da honestidade e da capacidade da equipe”.
Palmeira não tece comentários sobre a inadimplência, débitos, desvios, falta de pagamento e cobranças que sua administração tem recebido, praticamente todos os dias desde o início do seu governo, tudo deixado pela administração anterior.
“Não me cabe julgar. É o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), é o Ministério Público, a Policia Federal, o TCU (Tribunal de Contas da União) e agora as Varas Cíveis, com cobranças de serviços e equipamentos comprados e não pagos” – citando o exemplo de uma retroescavadeira, comprada em julho de 2019, “portanto, com um ano e 6 meses para pagar” e que não foi paga.
“O valor do calote, só nesse caso, é de quase 400 mil reais” – registra o Secretário de Finanças, Fábio Pimentel – “Não por falta de recursos na época, já que a administração anterior teve mais de um ano para pagar”, lembrando que não havia investimentos e constantes atrasos no pagamento ao funcionalismo, prestadores e fornecedores.
Quem fala sobre investimentos com os recursos da Prefeitura é o Prefeito Marcos Palmeira: “Já investimos quase dois milhões de reais asfaltando ruas e avenidas de Remanso. Representa quase o dobro de tudo que foi feito nas duas gestões anteriores”
Palmeira explica que o asfalto, CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), está sendo colocado nas vias de maior tráfego e que vai manter esse ritmo de investimentos “desde que não haja mais problemas na arrecadação e repasses”, para asfaltar todo o centro da cidade.
Ao final Fábio Pimentel lembra que além dos pagamentos em dia, a administração pagou cinco meses de salários atrasados, vem regularizando débitos, impostos e contribuições previdenciárias, tem investido na recuperação de ruas e estradas e faz o registro: “Pagamos todo o investimento na Festa de São João e temos um crédito de duas bandas, a Banda Encantus e a Banda Asas Livres, que foram impedidas de se apresentar pelo vandalismo que deixou Remanso, Campo Alegre e Pilão Arcado sem energia”
As bandas esperam a definição de data do Prefeito Marcos Palmeira para se apresentarem em Remanso, sem outro custo que não o transporte e a hospedagem.
Por Manoel Leão