Um homem, morador de São Paulo, causou uma confusão generalizada em um posto de gasolina da cidade. Populares contaram que o homem estacionou o carro em frente ao posto de gasolina e começou a promover um dispositivo que, segundo ele, economizava até 50% de combustível.
A confusão teve início quando o proprietário do posto de gasolina chegou ao local e pediu para que o homem se retirasse. Populares que pararam para ouvir sobre o aparelho, não gostaram da atitude do proprietário do posto de gasolina e partiram para cima do mesmo.
Os ânimos foram contidos após a chegada da PM no local, e as partes foram encaminhadas a delegacia para serem ouvidas. De acordo com o delegado de plantão, os envolvidos assinaram um termo circunstanciado e foram liberados em seguida.Homem que promovia dispositivo abre o jogo
Lucas Farid, 32 anos, morador de São Paulo, era o homem que promovia o dispositivo em frente ao posto de gasolina. Lucas conta que o posto de gasolina onde a confusão ocorreu, tem histórico de adulteração de combustível e indícios de fraudes nos preços da gasolina.
Ele conta que esse histórico foi um fator importante na hora da escolha de um local para realizar a promoção do dispositivo, e que o proprietário do posto já havia discutido com outras pessoas antes, quando questionado sobre a qualidade do combustível e os preços abusivos.
“Esse posto já é conhecido aqui em São Paulo, pela prática de preços abusivos e combustíveis adulterados. Já denunciamos diversas vezes para a ANP mas eles não fazem nada. Esse aparelho, que eu conheci pela internet, reduziu o consumo de combustível do meu veículo pela metade, e achei uma boa ideia divulgar ele em frente ao posto como forma de protesto”, Disse Lucas.
Lucas conta que o aparelho leva o nome de Gas Down e que, é vendido exclusivamente pela internet, em seu site oficial, que vem expandindo seu alcance no Brasil nos últimos meses.
Aparelho promovido tem origem alemã
O Gas Down tem origem alemã, e foi destaque na Cop26, conferência europeia que engloba o desenvolvimento sustentável. Desenvolvido por engenheiros da Universidade Técnica de Munique, o aparelho teve como proposta inicial a redução da emissão de gases poluentes na Alemanha.
A ideia agradou, já que havia uma proposta em curso para a proibição de carros a combustão no país e a inserção de veículos elétricos. Meses após o lançamento do dispositivo em solo alemão, o sucesso foi tanto que, a proposta da proibição de carros a combustão foi suspensa.
Chegada ao Brasil
O Gas Down chegou ao Brasil no começo deste ano, e foi patenteado pela Rapid Ship, empresa varejista brasileira que vem crescendo nos últimos anos. O contrato de patente e exclusividade foi firmado com a ZF, multinacional alemã de tecnologia de peças automotivas, e prevê a distribuição do aparelho em solo brasileiro, pela Rapid Ship, pelos próximos 10 anos.
O leilão foi realizado em meio a euforia do lançamento do dispositivo, e a Rapid Ship saiu vitoriosa, obtendo a certificação e autorização para comercializar o Gas Down de forma exclusiva, no Brasil. Atualmente a empresa conta com uma rápida expansão móvel e entrega para todas as regiões do Brasil.
Especialista analisa o Gas Down
Conversamos com Thiago Lima, engenheiro mecânico formado pela UFSC, sobre o Gas Down e a sua eficiência em relação ao consumo de combustível de veículos a combustão. Thiago afirma que, estão sendo realizados testes com o aparelho em diversos veículos diferentes. Os testes, que estão sendo feitos na ABEM (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos), tem mostrado um resultado promissor.
“Estamos realizando diversos testes, de diversas naturezas, com o Gas Down. Os resultados até o momento são promissores, e mostram uma grande atuação do aparelho na economia de combustível. Isso é algo que pode revolucionar a forma como essa fonte de energia é utilizada no Brasil e no mundo”, disse Thiago.
Thiago alerta ainda para a existência de réplicas no mercado e os seus perigos. De acordo com Thiago, as réplicas podem apresentar um sério risco aos veículos que o utilizarem, podendo inclusive danificar o motor de forma irreversível.
Aparelho é vendido através de site próprio
O Gas Down é vendido através do site do seu site oficial, na internet, e conta com estoque limitado, devido ao fato da produção do aparelho ser realizada na Alemanha. Os estoques em solo brasileiro são repostos somente quando se esgotam, devido a crise dos containers.
A empresa afirma que, apesar do estoque limitado, dobrou o quadro de funcionários para poder atender a demanda de consumidores brasileiros que desejam contar com o Gas Down.