Durante três dias, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promoveu o projeto ‘Tendas da Educação’, uma ação comemorativa ao aniversário de 144 anos da cidade e que reuniu milhares de pessoas ao longo dos dias 15, 16 e 17 de julho, na Orla da cidade. O colorido das tendas, as guloseimas, a promoção da diversidade, o encantamento com os personagens do universo infantil e com as diversas contações de histórias, alimentaram o sentimento de pertencimento na população juazeirense, atraindo diversos públicos.
Durante o período, foram realizadas atividades criativas com sessões de pintura e desenho livres; maquiagem artística para crianças; leituras livre e guiada; bate-papo com autores locais de livros infantis; oficina de moda e dança africana, com Marc Bell e Tami Oliveira, que ajudaram a elevar a autoestima dos participantes por meio de um bate-papo e desfile com turbantes. Espetáculos infantis como “Estelita – Entre Fadas e Outros Bichos”, da Trup Errante, “Branca de Neve e os Sete Anões” e a “Bela e a Fera”, da Cia Dó Ré Mi, além da participação de personagens como “Capitão América”, “Superman”, “Homem-Aranha” e a “Mulher Maravilha”, também encantaram crianças e adultos.
As Tendas da Educação estiveram ainda, recheadas com muitas contações de histórias sobre personagens, bichos e diversos outros temas, incluindo elementos da cultura e história juazeirense, suas lendas e mitos. O “Cineminha TV Escola Juazeiro” trouxe mais regionalidade ainda à programação festiva, exibindo os conteúdos 100% produzidos por professores e servidores do município, e que podem ser acompanhados pela comunidade, diariamente, no canal 7.2 da TV Escola Juazeiro.
A programação diversificada agradou jovens, adultos, crianças e idosos que visitaram as tendas durante o período. Thayane Noeli Queiroz foi com sua família, neste domingo (17), prestigiar o evento e destacou que a programação diferenciada foi algo nunca visto. Ela ressaltou também pontos que chamaram sua atenção na programação. “As historinhas, o cineminha são bem divertidos. A gente quis passar por todas as experiências proporcionadas pelo evento”, explicou.
A população pôde conhecer também um pouco sobre os programas escolares inovadores disponibilizados para as escolas municipais, e as crianças puderam desfrutar de parque infantil gratuito e de guloseimas ofertadas nos três dias do evento.
Wiliane Ferreira também levou as filhas para a programação e destacou o encantamento do universo infantil, presente nas tendas. “Trouxe as crianças para se divertirem um pouquinho e verem esse mundo infantil encantador. Os personagens fantasiados deixaram minhas filhas encantadas, viemos para ver e tirar fotos”, contou a mãe.
Avaliação
A secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, destacou a grandiosidade do evento, que teve a participação de mais de 100 profissionais da educação envolvidos na organização, além de artistas e outros trabalhadores.
“A perfeita Suzana Ramos proporcionou algo nunca visto antes e que pode acontecer todos os anos a partir de agora. Na educação, foi magnífico, mágico, foram três dias nos quais ofertamos a comunidade e as nossas crianças o cineminha, a contação de história, trouxemos personagens infantis, apresentamos todo o nosso material didático/pedagógico utilizado nas 138 unidades escolares do município, ofertamos desenhos, pintura, música, leitura. Enfim, um leque de atividades lúdicas que reforçam a qualidade e o cuidado com a nossa educação municipal”, finalizou.
Por Brena Souza/Foto: João Pedro Soares/PMJ