Nem só no eixo Rio-São Paulo estão os grandes eventos literários do Brasil. O nordeste também apresenta uma cultura rica, com escritores e personalidades importantes. Como é o caso de Petrolina, cidade banhada pelo rio São Francisco, localizada em uma região de solo fértil não só para a agricultura, como também para produtores e amantes da literatura. O município pernambucano abre oficialmente nesta terça-feira(19), a partir das 18h, a 2ª edição do Festival Literário do Sertão do São Francisco – FliSertão. Considerado o segundo maior evento literário do Brasil, o Festival conta com uma programação cultural bastante diversificada, que busca sensibilizar a todos sobre a importância do ato de ler.
Diversas linguagens artísticas se farão presentes, a fim de se construir diálogos que possam enriquecer as múltiplas leituras da cidade que tem como lema “Bora Educar Mais”. O evento é realizado pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e Andelivros e segue até o dia 23 de julho, no Centro de Convenções e Parque Josepha Coelho. A vasta programação contará com contação de histórias infantis, presença de escritores, oficinas, palestras, exposições, espaço criança, lançamentos de livros, jornada pedagógica, exibição de curtas, palestras, feira de livros e eventos satélites na cidade e zona rural, além de shows com grandes nomes como Jessier Quirino, Santanna, Maciel Melo, Maestro Forró.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, destaca a importância do Festival que tem projetado Petrolina entre as principais feiras literárias do Brasil. “O Festival atende públicos de todas as idades e é um dos eventos mais aguardados na região. Vamos viver durante esses cinco dias uma grande programação que vai transformar Petrolina na capital da literatura”, destacou Plínio.
Foto: Prefeitura de Petrolina
Elaine Barbosa