A Prefeitura de Petrolina alerta sobre a importância da atualização da caderneta vacinal das crianças e adolescentes e reforça o chamamento para que os pais e responsáveis procurem a sala de vacina da rede municipal. A secretaria de Saúde alerta sobre receber a dose de dois imunizantes: contra a Meningocócica ACWY, que protege contra as formas graves de meningite causadas pela bactéria dos tipos A, C, W e Y; e contra o HPV, que previne de lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e vagina.
“É importante destacar que, por conta da pandemia, a cobertura vacinal de alguns imunizantes diminuiu, então pais ou responsáveis fiquem atentos para manter a caderneta de vacinação do seu filho sempre atualizada. Vale ressaltar que, a imunização é a única forma de se proteger precocemente contra as doenças”, destaca a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Andressa Leandro.
Para se imunizar, basta procurar as Unidades Básicas de Saúde, na zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 16h45, e na zona rural, das 8h às 12h45, acompanhada dos pais ou responsáveis. A vacina contra o HPV é aplicada em meninas de 9 a 14 anos e meninos com 11 a 14 anos. Já a que protege contra a Meningite é aplicada em adolescentes com 11 a 12 anos.
Por Jhulyenne Souza/Foto: Divulgação