Projeto Caminhos do Parque é iniciado por alunos da rede municipal de ensino.
A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deram início nesta quinta-feira (28) ao projeto Caminhos do Parque, em comemoração ao Dia Mundial da Conservação da Natureza. Os alunos do 7º e 9º ano das Escolas Municipais Nossa Senhora Rainha dos Anjos e José Nunes de Santana participaram de atividades no Parque Josepha Coelho.
O projeto ‘Caminhos do Parque’ é um roteiro de conhecimento botânico do bioma da Caatinga feito dentro do Parque, e tem o objetivo de apresentar as plantas nativas, pinturas e ilustrações científicas promovendo o conhecimento da flora nativa através da arte. A apresentação é feita por estudantes da Univasf.
“Levamos os alunos para fazer uma trilha ecológica, ressaltando que é inclusivo para pessoas com deficiência, apresentando informações sobre o bioma Caatinga e suas espécies florísticas, como também, mostrando a importância de cada uma para região. Ao final da trilha, os estudantes realizam pinturas e desenhos sobre o que aprenderam”, explicou a analista ambiental da AMMA, Carolina Carvalho. Ela destacou ainda que no final do ano haverá uma exposição dos desenhos no Parque Josepha Coelho.
Os alunos do curso de Artes Visuais e Ciências Biológicas desenvolveram um guia ilustrado de árvores com identificação de todas as espécies arbóreas do Parque. “Aqui no Josepha Coelho existem 58 espécies diferentes de árvores e cada plaquinha colocada possui um QR Code que quando você acessa com o celular, te direciona para o guia explicando todas as informações”, frisou a estudante do curso de Biologia da Univasf, Mirele Moreira.
Visitação
O projeto Caminhos do Parque é aberto para toda população. Porém, as escolas do município, sejam elas públicas ou privadas, que quiserem trazer os alunos para uma visita, podem agendar através do e-mail: amma.nossaarvore@gmail.com ou por telefone (87) 3866-2779, que funciona das 7h às 13h.
Luzete Nobre/Foto: Ayrton Latapiat