Desta quarta (27) até sexta-feira (29) os médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão no residencial Vivendas 1 com o Castramóvel para castrar os animais com tutores que foram avaliados na última semana. A ação, que antes estava voltada exclusivamente para atender animais de rua, agora chega até os moradores que não possuem condições financeiras para realizar o procedimento.
Nesta quarta-feira, quem ficou feliz pela castração do seu felino foi a dona de casa Edna Sales. “Eu tenho um gato de quatro anos chamado Flocks, e quando eu soube que teria essa castração não pensei duas vezes, levei ele para avaliação, recebi todas as orientações para a cirurgia, medicações que seriam necessárias e os cuidados pós-cirúrgico. Eu estou muito feliz, não tenho condições de pagar e sendo assim, gratuito, é muito gratificante”, concluiu.
Durante estes três dias de castração, serão atendidos 20 animais com donos, e na sexta-feira (29) será a vez de realizar a cirurgia nos animais volantes, ou seja, serão capturados pela equipe na rua e levados até o veículo para realização do procedimentos. Eles terão seu pós-operatório no CCZ e após 10 dias estarão disponíveis para adoção, caso não consigam um lar serão devolvidos nas ruas que foram resgatados.
Em funcionamento há um ano, o Castramóvel já esteve por bairros e comunidades da cidade para castrar animais de rua, em sua maioria, cachorros. O veículo está equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória. A unidade móvel tem estrutura para realização de até 50 procedimentos por semana.
Por Débora Sousa