Os senegaleses residentes no Nordeste estão exercendo sua cidadania neste domingo (31/07), das 08 às 17h, na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), no Bairro do Recife. Em mais uma ação solidária, essa secretaria, localizada no Bairro do Recife, abre as portas para que os senegaleses participem da eleição legislativa do país, localizado na África Ocidental.
A SJDH presta todo o apoio logístico ao pleito, com a presença de funcionários administrativos e da área de segurança para atendimento, divulgação e organização dos eleitores, juntamente com a equipe disponibilizada pelo consulado. Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Cloves Benevides, “como uma secretaria voltada aos direitos humanos, é importante a nossa contribuição para que a comunidade senegalesa exerça a sua cidadania através do voto. Nossa secretaria está de portas abertas para recebê-la”.
De acordo com o cônsul do Senegal no Brasil, Ênio Castelar, na Região Nordeste vivem, atualmente, mais de mil senegaleses e em Pernambuco esse número se aproxima dos 300. A maioria trabalha em atividades comerciais. “É histórico o acolhimento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Sempre num clima de passividade e cordialidade com a comunidade senegalesa”, afirmou Castelar.
Gerência de Comunicação
Franci Almeida