A tradicional romaria de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, reúne milhares de fiéis desde as primeiras horas desta sexta-feira (5), depois de dois anos suspensa por causa da pandemia de Covid-19. Este ano, a romaria, que ocorre há 331 anos, foi reforçada com o título de patrimônio imaterial, concedido em cerimônia na última quinta-feira (4) pela Câmara do Patrimônio Cultural do Estado.
Movimentação dos fiéis
Os primeiros fiéis chegaram ao santuário ainda durante a madrugada. A gruta abre às 4 horas, quando começa a movimentação, e, em seguida, é realizado o Santo Ofício. Missas e celebrações estão previstas para o longo do dia.
Além dos fiéis, os romeiros marcaram presença nas primeiras horas da romaria, ainda neste sábado (6). Quatorze cavaleiros e mais seis pessoas com carros de apoio saíram do município de São Desidério, na última segunda-feira (1°), e percorreram 270 quilômetros de cavalgada, até a cidade de Bom Jesus da Lapa. Eles chegaram por volta das 8h.
Nesta sexta-feira (05), é encerrado também o novenário, que antecede a procissão prevista para acontecer no sábado, às 17 horas.
A expectativa é que pelo menos 600 mil pessoas participem das celebrações. Esta é a mesma quantidade que esteve no local em 2019, a última que aconteceu antes da suspensão da celebração presencial por causa da pandemia.
No ano passado, o evento aconteceu de maneira semipresencial e em 2020, de forma totalmente online.
Programação da celebração
Romaria acontece na cidade de Bom Jesus da Lapa — Foto: Marta Ortega/TV Oeste
- Sexta-feira (5) – subtema: Bom Jesus, filho de Maria, nos ensina a agir com misericórdia
- Sábado (6) – festa do Bom Jesus da Lapa
- Alvorada, às 5h – Tema: Bom jesus, filho de Maria: caminho, verdade e vida
- Santa missa, às 7h
- Terço da divina misericórdia e bênçãos, às 15h
- Procissão com o Bom Jesus, às 17h
- Celebração de encerramento, às 18h
G1