No Dia do Estudante, celebrado nesta quinta-feira (11), o município tem muito a comemorar pelas conquistas e avanços alcançados na educação. Desde 2017, a Prefeitura de Petrolina não tem medido esforços para transformar a realidade do ensino e a vida dos mais de 55 mil alunos das 216 unidades. Através de metas traçadas e constantes investimentos, a atual gestão, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está construindo um legado educacional para crianças e jovens, com uma abordagem humana e pedagógica adequada.
São obras que proporcionam um ambiente mais adequado aos estudantes e contribuem, significativamente, com a qualidade e humanização do ensino. Até o momento, a prefeitura já reformou 22 escolas, ampliou 24 e construiu duas unidades. Atualmente, o município segue com ações estruturantes pelos quatro cantos da cidade, com 23 obras em andamento na sede e interior, um investimento no valor de R$ 50 milhões. Na Educação Infantil, Petrolina tem a maior rede de creches públicas de Pernambuco, com 17 mil crianças atendidas no berçário à pré-escola. O município também está investindo R$ 12 milhões nos projetos pedagógicos Petrolina Ler+ e Petrolina Escreve+ para promover o desenvolvimento de práticas de leitura e estimular a produção escrita de temáticas que fazem parte da vida social dos estudantes.
Para qualificar ainda mais o ensino, a gestão criou o Programa de Educação Integral, que conta hoje com sete escolas que atendem, atualmente, cerca de 2 mil alunos. A meta é inaugurar oito unidades até o final de 2024. Em busca da criação de espaços mais acolhedores, ofertando maior bem-estar para os alunos, a administração municipal já está com 50% da rede de ensino climatizada. Por isso, e diante de tantos avanços, é que neste 11 de agosto, Dia do Estudante, o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, parabeniza e homenageia todos os alunos da rede de ensino, os incentivando a lutarem pelos seus sonhos, pois a gestão municipal estará sempre empenhada, para que cada um deles se torne real através da educação.
“Por meio das orientações do prefeito Simão Durando, seguimos firmes, trabalhando para construir uma educação pública de qualidade, criando possibilidades diversas a um universo de mais de 55 mil alunos, para que eles possam transformar suas vidas. Vamos continuar lutando para que, através do ensino e da aprendizagem, os nossos estudantes tenham melhores oportunidades, fortalecendo sua cidadania através do conhecimento”, destacou Plínio.
Elaine Barbosa