A região do Recôncavo Baiano terá um evento nacional de ciclismo neste final de semana, com a cidade e estradas de Castro Alves sediando o Campeonato Brasileiro de MTB 2022. Organizado pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a competição terá a presença de cerca de 600 atletas de 12 estados representados, com provas em 16 categorias.
Entre as classes do evento, estão as três do naipe sport (A, B e C), que não valem título, e as 13 oficiais, válidas pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC): elite masculino, elite feminino , sub30 masculino, master A1 masculino, master A2 masculino, master B1 masculino, master B2 masculino, master C1 masculino, master C2 masculino, master D masculino, master A feminino, master B feminino e master C feminino.
As largadas das categorias sport no sábado, 13, a partir das 13h, e das categorias oficiais no domingo, 14, a partir das 8h, serão na Praça da Liberdade, em frente à Prefeitura da cidade. No mesmo lugar, a abertura da arena do evento já está programada para acontecer a partir das 13h da sexta, 12, seguida de uma confraternização entre os atletas, quando serão entregue os kits promocionais do evento. A premiação será no domingo, 14, às 14h, após o término das provas.
O destaque da competição fica para o vice-campeão da categoria elite masculino no ano passado, Iago Kenedy, que é da cidade de Castro Alves e estará em casa. O Campeonato Brasileiro de MTB 2022 é apoiado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
“A realização de um evento desse no nosso estado é um sinal que a CBC confia no ciclismo baiano. Somos uma das federações com mais atletas no Brasil. O apoio da Sudesb foi fundamental para a organização de uma competição deste tamanho. Com isso, 201 atletas de fora do estado estarão participando das provas.”, afirma Oscar Schmidt, presidente da FBC.
Ascom Sudesb
Maurício Viana, estagiário/Foto: Arquivo Interno Ascom Sudesb