A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (16), a operação Dark Cloud que tem como alvo suspeitos de realizarem ataques hackers contra sistemas de diversos órgão federais no final do ano passado, entre eles o ConecteSUS, responsável pelo certificado nacional de vacinação.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o grupo investigado também teria realizado ataques cibernéticos contra as empresas Localiza Rent a Car, Sociedade Independente de Comunicação [canal privado da televisão portuguesa], além da estadunidense Electronic Arts.
No Brasil, o grupo teria atacado os sistemas da Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério da Economia, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do MInistérios da Saúde, entre outros.
Os agentes envolvidos na operação estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão na Paraíba, em Minas Gerais, no Paraná e em Santa Catarina. Os suspeitos são investigados pelos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, corrupção de menores e lavagem de capitais.
brasil247