Repleta de cores, aromas e sabores. Assim são as feiras livres, onde é possível encontrar produtos fresquinhos, como: frutas, hortaliças, legumes, temperos, orgânicos, entre outros. Sem o belo e importante trabalho dos feirantes, não seria possível ter alimentos frescos e de qualidade nas mesas dos petrolinenses.
E nesta quinta-feira (25), data que se comemora o Dia do Feirante, a Prefeitura de Petrolina homenageia e parabeniza esses trabalhadores que costumam ter uma rotina de trabalho exaustiva, e mesmo assim, sempre estão com um sorriso no rosto para atender os seus clientes. No município, atualmente, 1.600 feirantes estão cadastrados e espalhados pelas seis feiras na cidade e as duas do interior.
Maria Irene Ferreira, conhecida como Nena, tem 30 anos de sua vida dedicada ao trabalho na Feira da Areia Branca. Ela chama atenção pelo carinho que oferece aos seus clientes quando chegam para comprar algum produto. “Ao longo dos anos fui aprendendo como conquistar meus fregueses e hoje, eu tenho uma clientela muito boa. Tudo o que eu tenho na vida conquistei sendo feirante. E após a entrega do novo espaço, vamos ter um lugar reformado e limpo para vender os nossos produtos”, frisou Nena, com 68 anos.
“Posso dizer que sou feirante com muito amor e dedicação. Sabemos que a gestão municipal está cumprindo seu papel e requalificando as feiras da cidade, tenho a certeza que quando as obras forem concluídas a feira ficará muito organizada, limpa e de cara nova”, afirmou Evani Rodrigues, vendedora de frutas há 20 anos na feira da Cohab Massangano.
“Parabenizamos todos os feirantes de Petrolina pelo seu dia. O prefeito Simão Durando está empenhado em tornar as feiras livres do município um espaço atrativo, higiênico, acessível e confortável. Vamos continuar trabalhando e levando dignidade para todos petrolinenses”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, Emicio Júnior.
Por Luzete Nobre/Foto: Prefeitura de Petrolina