O presidenciável e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a condução do país durante o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República criticou a condução do país e postura do atual presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).
“Todo mundo tinha o Brasil como referência e hoje as pessoas têm o Brasil como um país que não leva a sério e ninguém respeita as decisões do Brasil”, disse o petista ao abordar as políticas de meio ambiente na gestão de Bolsonaro.
Outro ponto levantado por Lula é o Auxilio Brasil (antigo Bolsa Família), na qual o petista ressaltou que a atual administração não garantiu o benefício para o ano de 2023. “É importante lembrar que a manutenção dos R$ 600 (do Auxilio Brasil) não está na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias, que prevê os gastos do país no ano seguinte) que foi mandada para o Congresso Nacional. Significa que existe uma mentira no ar”.
Os dois temas são sensíveis já que a gestão de Bolsonaro é criticada por atores internacionais como a França na política do meio ambiente e proteção da Amazônia. Além disso, o Bolsa Família foi um dos programas de distribuição de renda criado nas gestões de Lula e foi alterado por Bolsonaro. O valor é um tema atual já que pode ser um dos fatores de decisão de voto do eleitor, em um período em que o país está com a inflação de 10,07 % nos últimos 12 meses de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE)
www.otempo.com.br