Com muita tradição, cultura e fé foram realizadas, neste domingo (28), as tradicionais cavalgada e missa do vaqueiro, em Sobradinho.
Os vaqueiros se concentraram no estacionamento do Bairro Santana para o café da manhã, quando grandes aboiadores da cidade e região, renderam homenagens aos heróis do sertão com poemas e versos. Centenas de vaqueiros participaram da manifestação cultural que se consolida como uma das maiores da região.
Com as energias recarregadas, os vaqueiros saíram em uma grande cavalgada encourando a cidade em um espetáculo de encher os olhos de qualquer pessoa que acompanhava o cortejo pelas principais avenidas de Sobradinho, chegando até a Igreja São Joaquim, onde foi celebrada a tradicional “Missa do Vaqueiro”, pelo Padre Íbis Cassius.
Centenas de pessoas se juntaram aos vaqueiros para participar do ato litúrgico. Eles agradeceram as bençãos recebidas e pediram proteção e coragem para a lida.
“Todos os anos participo desta cavalgada, sempre trago a minha família para me acompanhar nesta festa tão bonita, estou muito feliz em fazer parte de algo tão importante para a nossa cultura. Foi mesmo a melhor que já participei. Em nome dos vaqueiros da nossa região, agradeço ao Prefeito Cleivynho Sampaio pela homenagem tão bem organizada e pelo respeito que tem nos dado,” disse Seu José Nilton da Costa.
Os expectadores da missa entraram na mesma vibração de fé e não esconderam a emoção de fazer parte da celebração religiosa, abençoada pela padroeira Nossa Senhora Aparecida.
“Agradeço primeiramente a Deus e a Nossa Senhora Aparecida por esta oportunidade de celebrarmos juntos este momento de devoção. Também agradeço ao Prefeito Cleivynho Sampaio e toda a sua equipe por manterem viva uma festividade tão maravilhosa como esta. Sempre me emociono com estas homenagens. Uma celebração bonita, que nos traz um sentimento muito forte em valorizar as nossas raízes e a nossa fé. Que Deus ajude que esta tradição cresça cada vez mais,” declarou a dona de casa Conceição dos Santos Lima.
Logo após a missa, os vaqueiros se dirigiram para a sede do CRAS, antigo CEBEC, onde aconteceu o Forró da Espora, regado a um churrasco inovador, quando os participantes assistiram, pela primeira vez na festa, um boi inteiro de 450 quilos, além de 9 carneiros e 10 costelas serem assados e servidos ao público.
Alimentados, os vaqueiros foram embalados pelo som Forró do Seu Lunga, Junior Cunha, Marcos Santos e Leandro do Gado.
Ascom PMS