O vereador Valnei dos Anjos (PCdoB), renunciou ao seu mandato legislativo na Câmara Municipal da cidade de Jacobina, norte da Bahia, na manhã desta segunda-feira (12). O agora ex-edil é acusado de agredir física e verbalmente, a ex-diretora de comunicação da Prefeitura Municipal, Ellen Mascarenhas.
De acordo com informações do site Jacobina Notícias, a sessão julgava dois pedidos de cassação contra o vereador. Porém, assim que o relatório foi lido, pouco antes de iniciar a votação que decidiria o futuro de Dos Anjos, ele apresentou o pedido de renúncia do mandato.
O presidente da Câmara, Juliano Cruz, no entanto, tomou como base o regimento da Casa e disse que, mesmo com o pedido, a sessão continuaria e a votação seria realizada. Nesse momento, cinco vereadores da situação, ligados ao prefeito Tiago Dias (PCdoB), se retiraram da sessão sob vaias e gritos de “covardes”, segundo publicou o Jacobina Notícias. A sessão foi suspensa por falta de quorum. Todavia, o presidente Juliano Cruz destacou que os pedidos de cassação deverão ser votados.
Processo
O caso foi registrado durante os festejos juninos deste ano. Valnei dos Anjos (PCdoB) teria esbarrado na servidora que é do setor de Comunicação. Em relato à imprensa baiana, ela disse que ele pisou no pé dela e ao reclamar, Valnei então começou as agressões.
Durante cerca de dois meses, os três vereadores que compõem a Comissão de Ética – Adriana Alves, presidente, Simone Souza, relatora, e Zé do Povo, membro –, ouviram a vítima, o acusado e testemunhas de acusação e defesa, e reuniram provas para avaliar se Valnei dos Anjos de fato agrediu a ex-diretora e se houve quebra de decoro parlamentar.
Segundo apurações do Jacobina Notícias, a comissão concluiu que de fato houve a quebra de decoro e deve pedir a cassação do mandato do vereador do Partido Comunista do Brasil. A ex-servidora foi exonerada do cargo menos de dois meses depois de ter sido agredida por Valnei dos Anjos.
Fonte: site Jacobina Notícias/Foto: Div-lgação