O SBT disse que o debate presidencial deste sábado (24.set.2022) foi marcado em março e a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia sido informada da data no mesmo mês. Na 6ª feira (23.set), o petista afirmou que, por ter havido demora na confirmação do debate, marcou comícios em São Paulo e no Rio de Janeiro e não participaria do evento.
O evento do SBT será realizado em conjunto com a CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal de notícias Terra e a rádio Nova Brasil FM. O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença.
O SBT disse ter recebido “com surpresa” a justificativa de Lula. Em nota, a emissora declarou que um e-mail foi enviado em 22 de março para as campanhas presidenciais informando as datas escolhidas para os debates do 1º e do 2º turno.
“E, em 28 do mesmo mês, foi realizada a 1ª reunião presencial com representantes dos candidatos convidados. A campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate”, diz a nota.
“O pool lamenta a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto.”
Lula participou do debate organizado pela TV Bandeirantes, em 28 de agosto, e deve comparecer ao debate organizado pela TV Globo, em 29 de setembro.
Leia a íntegra da nota do SBT:
“O pool de veículos de comunicação formado por ‘SBT’, ‘CNN Brasil’, ‘Terra’, ‘NovaBrasil’, ‘Estadão/Eldorado’ e ‘Veja’ recebeu com surpresa, nesta sexta-feira (23), a declaração dada à imprensa pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para justificar a decisão de se ausentar do debate que será realizado amanhã, 24 de setembro, às 18h15 (de Brasília).
“’Eu adoraria participar porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate. É bom participar de debate. Lamentavelmente o debate do SBT demorou um pouco… minha coordenação mandou uma carta falando que era para fazer um pool. Demorou, quando veio a resposta do debate eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo…’, justificou Lula.
“Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, contudo, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre ‘SBT’, ‘VEJA’, ‘Nova Brasil’ e ‘Estadão/Eldorado’, ainda em março deste ano.
“Em 22 de março, os quatro grupos enviaram formalmente email às campanhas presidenciais, comunicando a realização do debate e informando as datas escolhidas para os confrontos do primeiro e do segundo turno. E, em 28 do mesmo mês, foi realizada a primeira reunião presencial com representantes dos candidatos convidados. A campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate.
“O pool já existente foi ampliado posteriormente, com a entrada do Terra e da CNN Brasil, conforme anúncio feito em 29 de julho. Portanto, quase dois meses antes da data do debate.
“O pool lamenta a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto.”
Foto: Divulgação