Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Nelson Pelegrino, disse acreditar que as eleições para escolher o novo governador da Bahia devem ir para o segundo turno. A declaração do ex-político do PT foi dada no colégio Luiz Viana, no bairro de Brotas, onde ele vota.
O ex-deputado federal e secretário estadual afirmou que o pleito no estado sempre foi “imprevisível” e que as pesquisas eleitorais costumam errar o resultado final. “As eleições na Bahia sempre foram muito imprevisíveis. Os institutos sempre erraram. E erram por dois motivos. Primeiro porque nunca eles fazem o peso da população rural da Bahia, que é muito maior do que a média do Brasil. Esse voto, quando vem, faz diferença. Em segundo, a força mesmo do 13, de Lula, que acaba interferindo no processo. A pesquisa de ontem, por exemplo, do Datafolha, já colocou no limite de ter ou não segundo turno. Enquanto a [Atlas] Intel já dá um segundo turno. Agora é aguardar. Eu acredito que vai ter segundo turno na Bahia”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.
Pelegrino, sobre a escolha de Jerônimo Rodrigues por parte do PT, elogiou o candidato. “Jerônimo é um grande quadro, foi um excelente secretário de Desenvolvimento Rural, quando a secretaria foi criada. Tem uma longa história de associativismo. Como secretário, iniciou essa mudança que o governador Rui Costa pretendia fazer em seu governo na saúde. Representa um quadro com condições de governar a Bahia e um grupo que está no governo desde 2007, com Wagner. Na medida em que ele fique conhecido, há uma tendência natural do eleitor do PT se identificar com ele”, avaliou.
Politica Livre