Nesta semana, a Bahia será representada por sete atletas em competições nacionais e internacionais de xadrez, karatê, jiujitsu, bocha, paranatação e bodyboard. Com o apoio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esportes (Setre), através da concessão de passagens aéreas, eles viajam para as cidades de Manaus, Anápolis, Rio de Janeiro, João Pessoa e Gran Canárias, na Espanha, respectivamente.
O enxadrista Luciano Zallio, 40, já se encontra na cidade de Manaus, onde disputa o Manaus Chess Open, torneio que conta com dez Gran Mestres (maior titulação no esporte) de oito países. Quatro vezes campeão baiano e atual número 2 do estado busca chegar à pontuação mínima de 6 para se tornar mestre e ficar entre os 25 classificados para a final do Campeonato Brasileiro de Xadrez, marcado para começar em 15 de dezembro, em Recife.
Com nove rounds, a disputa do torneio em Manaus vai até o domingo, 16. “Eu espero ficar entre os dez primeiros colocados novamente na competição e ter uma pontuação maior para a minha força de rate (contagem de pontos para subir de titulação no xadrez). Com isso, vou adquirir mais experiência, melhorar minha técnica e conseguir elevar o nome da Bahia a nível nacional no esporte”, acrescenta o atleta.
Luciano ainda vem do campeonato zonal 2.4 em Natal, no Rio Grande do Norte, com maior pontuação e que valia a classificação de dois enxadristas para a Copa do Mundo da modalidade. Esse torneio acontece apenas uma vez por ano na América do Sul. Ele, que é ex-número 5 do Brasil, em 2019, bateu na trave para se classificar, chegando em 13º lugar, e conseguir o feito de mudar de titulação. A Bahia conta com nove candidatos a mestre, como Luciano, e três mestres.
Bodyboard na Espanha – Outro baiano que disputará uma competição internacional será Gabriel Santana, 27, na etapa do Circuito Mundial de Bodyboard – Gran Canárias Fronton King 2022. A competição organizada pelo IBC (International Bodyboard Confederation) marcará o fim do circuito no ano e a décima edição da etapa espanhola.
Com viajem marcada para esta quinta-feira, 13, Gabriel é o atual 12° colocado no ranking mundial, tendo como melhor resultado o 3º lugar em 2019, na etapa brasileira de Itacoatiara, cidade do Rio de Janiero. Neste ano, ele iniciou na 9ª colocação nas duas etapas de abertura do circuito no Chile e o seu melhor posto foi o 5° lugar também em Itacoatiara.
“Estou motivado e treinando muito físico e mentalmente para esta etapa. Lá têm algumas das ondas mais desafiadoras de todo o circuito mundial. As expectativas são as melhores possíveis com o título de estreante do ano que conquistei. Vou dar o meu melhor para vencer esse evento”, comenta Gabriel.
Atletas do jiujitsu – Além deles, a participação de baianos em competições internacionais é completa com Cauã Levi, 16, e Ítalo Esteves, 23. Eles já se encontram na cidade do Rio de Janeiro para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Jiujitsu organizado pela CBJJ (Confederação brasileira de Jiujitsu), que acontecerá entre os dias 14 a 16 de outubro. Cauã já entra nos tatames no sábado, 15, enquanto a categoria de Ítalo fica para o domingo, 16.
Ambos os atletas acumulam resultados na modalidade. “O Ítalo é o primeiro no ranking de faixa preta na Bahia e vai disputar a categoria médio adulto após a conquista da competição Norte Nordeste. Já o Cauã, mesmo sendo faixa azul, foi campeão brasileiro e terceiro lugar no mundial na categoria juvenil, além de vários outros resultados. O apoio da Sudesb com as passagens foi fundamental para a participação deles nessa competição importante. Eles estavam na dúvida se conseguiriam ir”, afirmou Ricardo Caldeira, Diretor da Fbjjmma (Federação Baiana de Jiujitsu e MMA).
Competições nacionais – O karateca master baiano Jardel Cerqueira, 51, viaja nesta quinta-feira, 13, para a cidade de Anápolis, em Goiás, para o Campeonato Brasileiro de Karatê. A competição de 78 categorias nos naipes masculino e feminino será disputada até o dia 16 de outubro, no Ginásio Internacional Newton de Faria. Como o atual número 1 do ranking na Bahia e do Brasil na categoria geral master, Jardel busca o título.
A cidade de João Pessoa, na Paraíba, recebe as atletas Mônica Veloso, na paranatação das Paralímpiadas Universitárias 2022, de 11 a 16 de outubro, e Amanda Oliveira, na bocha da Conexão Paralímpica 2022 Intercentros, entre os dias 11 a 22 de outubro. Ambas as atletas e a acompanhante de Mônica já se encontram na cidade paraibana.
Ascom Sudesb/Maurício Viana, estagiário