A comemoração da Semana das Crianças do Hospital Dom Malan encerrou nesta sexta-feira (15) com um saldo muito positivo. O primeiro ano da realização do evento após a pandemia foi realmente um sucesso, deixou marcas e memórias afetivas em muitos corações.
“No ano passado fizemos uma entrega tímida de brinquedos, com poucas pessoas participando. Mas, esse ano não. Voltamos a festejar do jeito que a gente gosta e as crianças merecem. Resgatamos a alegria dos voluntários, trouxemos o artista Cláudio Kfé, o Alecrim Dourado, e a Doutora Jujuba para animar a festa, além de muitos presentes que a meninada adora”, comemorou o coordenador do Voluntariado do HDM, Rui Holanda.
Quem também preparou uma grande celebração para as crianças foi a equipe da pediatria. Tradicionalmente o setor comemora a data com uma semana de atividades. “Já estávamos com saudade dessa folia toda. Idealizamos tudo com muito carinho e deu muito certo. Aqui no Dom Malan nós sonhamos e realizamos juntos”, vibrou o enfermeiro gerente do setor, Jefferson Henrique.
Teve decoração feita no capricho, com muitas cores, bolas coloridas e personagens infantis; atividades dirigidas aos pais; Cineminha; refeições especiais todos os dias; brincadeiras antigas; música, dança, pintura corporal; caça-talentos; dia do circo; oficinas e muita diversão.
“Sabemos o peso do internamento e do adoecimento para as crianças. Então, poder trazer um pouco de leveza e alegria para elas não tem preço. Muitas passam meses aqui conosco ou anos entre idas e vindas, por conta de doenças crônicas ou autoimunes. Somos a segunda casa para muitos. E como em um lar, precisamos nos amar e cuidarmos uns dos outros”, refletiu o enfermeiro.
E se engana quem pensa que só os maiores participaram. Teve comemoração também no Alojamento Canguru. Os pequenos prematuros receberam um mimo da equipe. “Eles ainda não entendem, mas sentem o amor”, justifica a coordenadora médica do projeto de atenção humanizada, Dra. Flávia Guimarães.
A Diretora Interdisciplinar do Dom Malan, Fátima Michelle, parabenizou a todos os envolvidos e falou sobre a importância da iniciativa. “É uma das datas mais bacanas que vivenciamos, até pelo próprio perfil da nossa unidade de saúde. Sentimos o engajamento dos profissionais e vemos no rosto das crianças o resultado estampado. Então, é só gratidão”, finalizou.
Por Anna Monteiro