O Desembargador do Poder Judiciário da Bahia, Lidivaldo Reaiche Britto, participou do Ciclo de Palestras Aprendendo e Ensinando no Café, promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, na quarta-feira (26). Na ocasião, o magistrado abordou o tema da palestra ‘A Participação dos Desembargadores do Tribunal da Relação nas Lutas pela Independência do Brasil na Bahia’.
O Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, prestigiou o evento, ao lado do Presidente do IGHB, Joaci Fonseca Góes, e de desembargadores, juízes e diversas autoridades.
O Desembargador Lidivaldo Reaiche publica, no site do PJBA, artigos sobre Memória do Tribunal, que retratam acontecimentos históricos e curiosidades do Tribunal mais antigo das Américas. Na palestra, ele abordou a importância da atuação dos Desembargadores da Bahia, nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia, no período de 1821 até 1824.
Discorreu sobre os julgamentos históricos do Tribunal da Relação da Bahia, como as revoltas, e relatou acontecimentos importantes como o assassinato do comandante das armas em 1825, Felisberto Gomes Caldeira, e a inauguração do ‘Monumento a Jesus, o Salvador’, mais conhecido como o Cristo da Barra, que foi doado pelo Desembargador José Botelho Benjamim. Falou, também, sobre o acervo do Tribunal da Relação da Bahia, preservado no arquivo público do Estado, que foi reconhecido, em 2008, pelo Comitê Brasileiro do Programa Memória do Mundo, da Unesco.
Entre as autoridades presentes, estavam os Desembargadores Joanice Maria Guimarães de Jesus, Maria de Lourdes Pinho Medauar, Baltazar Miranda Saraiva, Maria de Fátima Silva Carvalho, Abelardo Paulo da Matta Neto e José Soares Ferreira Aras Neto; e os Juízes Alberto Raimundo, Márcia Mascarenhas, Cássio Miranda, Raimundo Nonato e Joséfison Oliveira.
A Comissão Permanente de Memória do PJBA é presidida pela Desembargadora Regina Helena Ramos Reis e busca promover a divulgação dos fatos históricos alusivos ao Poder Judiciário da Bahia e sugerir a realização de sessões magnas para a celebração de datas festivas ou de homenagem às suas figuras representativas do passado. O Desembargador Lidivaldo Reaiche Britto é membro da Comissão e atual Presidente da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos do TJBA.
Descrição de imagem: #pracegover #paratodosverem