Conter as mudanças climáticas a partir de mecanismos aplicáveis globalmente. Este é o objetivo da cúpula climática, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1995 e que reúne líderes mundiais em discussões ao enfrentamento às mudanças climáticas. Nos últimos anos as COPs resultaram em alguns dos acordos mais importantes da história, como o Acordo de Paris, na COP21, e a criação do mercado global de carbono, na COP26.
Este ano, os países devem definir aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris, falar sobre os compromissos que estão sendo trabalhados por eles e dar previsibilidade ao financiamento climático.
Durante o webinário de preparação para a COP 2027, promovido pelo Greenpeace e pela Frente Parlamentar Ambiental, na tarde desta terça-feira (1), o deputado federal Bacelar (PV) ressaltou a importância da participação do parlamento brasileiro na elaboração de políticas públicas de contenção do aquecimento global e no fortalecimento do país perante o mundo. “Nossa imagem estava fragilizada durante o governo Bolsonaro. O Brasil estava desacreditado, principalmente, por causa do desmatamento da Amazônia. Mas, mesmo nos momentos de euforia, Lula falou em seus discursos sobre a importância da recuperação do meio ambiente. Por isso, a participação da comitiva da base do governo eleito se faz ainda mais importante”, disse.
Ele afirmou ainda que além de participar das discussões irá trazer ideias que se adaptem para a criação de projetos de lei. “Tragédias como as de Minas Gerais, do Sul da Bahia e Petrópolis são reflexo das mudanças climáticas e, nós do parlamento, devemos estar atentos e participar ativamente da causa. O mundo inteiro está vulnerável e precisa se adaptar à redução de emissão de gases. Tenho certeza de que voltarei com uma bagagem cultural e ambiental cheia e com muitas contribuições para nosso país” finalizou. Bacelar embarca para o Egito no dia 7 de novembro.