O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai tirar pelo menos três dias de descanso no litoral da Bahia nesta semana. Ele viajou na tarde de hoje para o Estado onde venceu com mais de 70% dos votos.
Este é o primeiro descanso de Lula desde antes da pré-campanha, no primeiro semestre. Casado com a socióloga Janja da Silva desde o final de maio, o petista brincava com frequência durante a campanha que ainda precisava viajar para a lua de mel com a esposa. Este é o momento.
Lula viajou após fazer a primeira reunião com a coordenação do governo de transição em um hotel em São Paulo. O vice-presidente eleitor Geraldo Alckmin (PSB) foi designado como coordenador, com a ajuda da presidente petista, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloízio Mercadante (PT), coordenador do plano de governo.
O casal deverá ficar em uma casa isolada no litoral sul da Bahia. Segundo círculo próximo, a expectativa é que Lula não trabalhe nem convoque pessoas próximas.
Como o presidente eleito não tem celular, seu único meio de contato seria o aparelho de Janja. Aliados brincam que acham muito difícil que ele consiga ficar, de fato, sem trabalhar ou falar sobre a transição.
Na quinta (3), quando eles ainda estarão na praia, o grupo de transição faz a primeira reunião de coordenação de campanha comandada por Alckmin.
Lucas Borges Teixeira/UOL