O bom dia em Petrolina tem sido com muita atividade física, disposição e engajamento por parte dos moradores que frequentam as aulas elaboradas pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). É junto ao nascer do sol que as atividades voltadas ao desenvolvimento e bem-estar acontecem em espaços ao ar livre na cidade. As turmas são montadas nas Unidades Básicas de Saúde e seguem um roteiro com dias e horários no decorrer da semana.
A cozinheira Eliana Barbosa Filgueira conheceu as atividades na UBS da Vila Marcela, onde fazia acompanhamento por ter problemas de coluna, ela relata com satisfação a mudança de vida após a prática de atividade física. “Quando eu conheci o programa eu já havia perdido 10 quilos, com as atividades perdi mais 16. Eu só tenho a agradecer a equipe maravilhosa que se dedica em nosso atendimento. Melhorei bastante as minhas dores, ficando bem cada dia mais. Desde já eu sou só agradecimentos, pois para nos ajudar no cuidado com a nossa saúde, precisamos de um especialista, e a comunidade do bairro é muito agradecida pela equipe do NASF”, descreveu Eliana.
Entre as atividades desenvolvidas pela equipe do NASF estão: ginástica laboral, alongamento, relaxamento, dança, auriculoterapia, atividade recreativa e caminhada. Para o professor Romilson Gonçalves, é prazeroso o trabalho desenvolvido nas unidades. “É muito gratificante amanhecer e entardecer com aulas voltadas aos cuidados com a saúde. Aqui ouvimos e vivenciamos as lutas e batalhas de cada praticante de atividade, aqui somos mais que só educadores físicos, somos amigos, um ajuda o outro, um incentiva o outro e assim vamos estendendo a importância da prática de atividade física e a melhoria na qualidade de vida de cada um/ uma”, explicou.
A Secretaria de Saúde reforça que a pessoa que deseja iniciar alguma atividade gratuitamente pode buscar a unidade do bairro e se informar sobre os dias e horários para a prática de atividade física.
Texto: Débora Sousa