Sento-Sé foi destaque durante a realização do 1º Seminário Presencial do Sistema Gestacoop, que aconteceu nos dias 14 e 15 deste mês, no município de Casa Nova. Durante a realização do Seminário, que teve como tema: Políticas públicas, agricultura familiar e sustentabilidade, as representantes do município, a assistente adjunta da secretaria municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Jaciara Ladislau e a agricultora e representante da Rede Mulher em Sento-Sé, Luciana Ferreira; apresentaram como case de sucesso no município a Feira Agroecológica de Sento-Sé.
Os temas abordados durante os dois dias de seminário foram: Políticas Públicas de incentivo a Agricultura Familiar na Região: Contexto e Perspectivas, tendo como mediador Elson Oliveira da Conexsus; Articulação em rede das organizações da sociedade civil para o fortalecimento da agricultura familiar, cooperativismo e economia solidária, com mediação de Moacir Santos do IRPAA; A experiência da Feira Agroecológica de Sento Sé: 3 anos de conquistas e desafios, com a mediação de Jaciara Ladislau e Raimunda Luciana, integrantes da Comissão Organizadora da feira. Compondo a programação do evento foram realizadas ainda duas oficinas temáticas voltadas para a Produção Agroecológica nas comunidades de fundo de pasto e Processos de comercialização da Agricultura Familiar com venda direta.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, a gestão da prefeita Ana Passos tem como foco prioritário desenvolver ações que otimizem o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “Estamos sempre apoiando iniciativas de fomento no setor, como é o caso da Feira agroecológica, e várias outras hoje em andamento. Também estamos sempre apoiando a participação de nossa equipe em eventos que podem acrescentar conhecimento para o desenvolvimento de novas ações na nossa cidade”, afirmou Sandro Jatobá.
Para Luciana Ferreira participar do evento foi muito gratificante e importante. “Mostrar a nossa experiência com a realização da feira agroecológica de sento sé é uma satisfação, saber que o trabalho que desenvolvemos pode servir de inspiração para outros projetos nos emociona e enriquece enquanto agricultoras”, afirmou Luciana Ferreira. Já Jaciara Ladislau, aproveitou o momento para destacar o apoio da gestão municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca, para a realização da Feira Agroecológica. “A nossa feira hoje é referência para todo o Território do Sertão do São Francisco, temos ainda em desenvolvimento no município a experiência das sementes crioulas, o fundo rotativo, mas o destaque é mesmo para a feira agroecológica, uma vez que o município não tinha feira livre e agora passou a ter uma feira com produtos de qualidade e saudáveis, onde sempre contamos com o apoio da Prefeitura de Sento-Sé”. Pontuou Jaciara.
O Seminário contou com a participação de estudantes, lideranças comunitárias, presidentes de associações, representantes das Secretarias de Agricultura e Educação de Casa Nova, da Secretária de Agricultura do Município de Sento-Sé – BA, do IRPAA, Conexsus, Rede Mulher, Instituto Federal Sertão Pernambucano Campus Petrolina – IF Sertão, e do Cordelista Anselmo Ferreira que enriqueceu a programação com seus belos cordéis.
O Seminário
Integra o conjunto de ações no âmbito do Programa de formação e desenvolvimento de lideranças em gestão de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária – GESTACOOP, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar Sertão Forte de Casa Nova e Região – COOAF, financiado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, através do Projeto Pró Semiárido e conta ainda com o apoio do Instituto Federal Sertão Pernambucano Campus Petrolina – IF Sertão, Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA e da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.
Ascom