Para orientar sobre a implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), que visa unificar sistemas de administração financeira, controle, contábil e financeiro do município, cerca de 180 servidores passaram por uma capacitação na manhã desta quarta-feira (7) com o auditor-fiscal do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Victor Maciel.
A implantação do Siafic está prevista no decreto federal 10540/2020, que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle e determina que, a partir de janeiro de 2023, todos os municípios devem estar com o referido sistema em atividade. “A mudança para a plataforma unificada já tem sido feita em Juazeiro desde o início da gestão da prefeita Suzana Ramos e, atualmente, já estamos em fase final para que em janeiro de 2023 tudo já esteja adequado e adaptado para atender ao município, além das autarquias municipais”, ressalta o diretor da empresa responsável pela implantação do sistema em Juazeiro, Kennyo Ferrari.
O público-alvo da capacitação foram funcionários da Controladoria, Setor de Licitação, Secretaria de Administração e gestores de autarquias. Segundo o controlador do município, André Felipe Carvalho, a implementação do Siafic irá possibilitar maior transparência, celeridade e redução de custos. “Na verdade nós já estamos utilizando o sistema e estamos na fase de conclusão e adequação dos processos. Com a unificação de todos os setores integrados num banco de dados único, vai facilitar a transparência dos processos contábeis e financeiros, além de conceder celeridade, pois o servidor vai poder fazer o trabalho de qualquer lugar que estiver e reduzir custos também”, explicou Carvalho.
Texto: Karem Moraes / Ascom PMJ/Foto: Pedro Angelo