O Plano Municipal de Cultura, instrumento fundamental para garantir o fortalecimento e execução de políticas públicas na área cultural de Juazeiro, foi aprovado durante a sessão desta quarta-feira (14) na Câmara Municipal por maioria dos votos dos vereadores. A implantação do plano era uma demanda antiga da classe artística, que hoje comemora a aprovação da lei que irá permitir que o município esteja habilitado a receber recursos e possa se inscrever em editais federais de fomento à cultura.
O PMC foi construído pela gestão municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, junto à classe artística e ao Conselho Municipal de Cultura, que foram ouvidos durante o processo de confecção do documento. “Na verdade, essas discussões vêm desde o início do ano 2000, com a realização de fóruns e conferências com a participação da classe artística,do conselho municipal as demandas do setor. Então, nós sentamos com os órgãos da gestão municipal e conseguimos tirá-lo do papel”, explicou o analista de projetos culturais, Edvaldo Franciolli.
O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, comemorou a aprovação do Plano que segue para sanção da prefeita Suzana Ramos. “A gente fica muito feliz de fazer parte da gestão que finalmente conseguiu encaminhar o PMC, com 19 metas, escutar quem realmente faz a cultura municipal, que é a classe artística. Essa parceria entre o poder público e os diversos artistas é muito importante. E agora, com essa implantação, a gente vai estar habilitado a fazer mais pela cultura do município”, comemorou.
Texto: Karem Moraes/Foto: reprodução Tv Câmara