Quem é Nísia Trindade, a primeira mulher a assumir o Ministério da Saúde

Uncategorized
Nísia Trindade — Foto: Divulgação

A socióloga nomeada por Lula é presidente da Fiocruz desde 2017 e servidora da instituição de pesquisa, referência na área da saúde pública, desde 1987.

A socióloga Nísia Trindade, 64, é a primeira mulher a ocupar o posto do Ministério da Saúde em quase 70 anos de história da pasta. O nome foi anunciado oficialmente pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta quinta-feira (22).

Presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) desde 2017, foi também a primeira mulher a estar à frente do centenário instituto de pesquisa, referência em ciência e saúde pública da América Latina. Doutora em sociologia e mestre em ciência política, Nísia é servidora da Fiocruz desde 2017.

Segundo reportagem do jornal O Globo, a socióloga já começou a montar a sua equipe. Um dos nomes selecionados seria o de Ana Estela Haddad, mulher de Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda de Lula, para a Secretaria de Saúde Digital. Ana Estela é doutora em odontologia e professora da Universidade de São Paulo (USP), foi diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) de 2005 a 2011, e gestora de políticas públicas relacionadas à educação e à saúde durante os governos Lula.

Sob a gestão de Nísia, a Fiocruz estabeleceu parcerias internacionais para a fabricação de vacinas durante a pandemia da Covid-19 – a mais importante foi com a Oxford/AstraZeneca. Com a conclusão da transferência de tecnologia da AstraZeneca, a Fiocruz tornou-se a primeira instituição do Brasil a produzir e distribuir uma vacina contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde com produção 100% nacional.

Nísia esteve à frente da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) de 2011 a 2016, período no qual também foi membro do Conselho Consultivo do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), que educa profissionais do SUS, e coordenadora das Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia da Fiocruz.

A socióloga assume o ministério em meio a um cenário de queda de cobertura vacinal no país e redução de verba orçamentária. Nísia sucede uma gestão tumultuada durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, em que quatro titulares passaram pela pasta durante a pandemia: Luiz Henrique MandettaNelson Teich (que ficou um mês no cargo), Eduardo Pazuello Marcelo Queiroga.

Fonte: revistamarieclaire/Por Marie Claire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *