A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), em parceria com a Associação Kapi’wara de Agroecologia Urbana, executou ano passado ações relacionadas ao Projeto de Capacitação e Fortalecimento da Agricultura Agroecológica Urbana em Petrolina. O trabalho consistiu em prestar assistência técnica para agricultores familiares urbanos em processo de transição agroecológica.
De acordo com biólogo e assistente de projetos da AMMA, Cainã Ferraz, o programa atendeu cinco hortas localizadas no bairro João de Deus e dois assentamentos em expansão na zona urbana, totalizando 33 famílias atendidas. “A produção de alimentos em meio urbano é uma questão chave para sustentabilidade, segurança alimentar e para cidades mais resilientes. Agricultura urbana faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, N° 2 da ONU. Por isso, fomentar ações que apoiem e fortaleçam os agricultores e agricultoras familiares urbanos, proporcionando-lhes assistência técnica e acesso a insumos e tecnologias, é essencial para construir maior segurança alimentar no município”, frisou Cainã Ferraz.
Durante o processo, foram realizadas 20 oficinas, com mais de mil litros de biofertilizante orgânico produzidos, além de outros insumos orgânicos, como biocarvão e farinha de osso. Na oportunidade, também teve a doação de 13,5 kg de sementes de hortaliças e adubação verde, 45 litros de composto líquido e 100 mudas de plantas alimentícias não convencionais (PANC’s).
As ações realizadas pelo projeto estão de acordo com as diretrizes da Lei Municipal N° 3.262/2019, da Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica, e contou também com o apoio da Universidade Federal o Vale do São Francisco (UNIVASF), do IF- Sertão e do SINTRAF.
Por Luzete Nobre
Assessora de Imprensa da Agência Municipal de Meio Ambiente
Mais noticias, curta nossas páginas Facebook.com/anoticia.dovale – @anoticiadovale