Torneio SESI de Robótica começa amanhã em Salvador

Cidades Salvador
Foto: Divulgação

Competição será realizada na Escola SESI Djalma Pessoa, no bairro de Piatã, a partir das 9h30 até as 17h

Salvador sedia amanhã e sábado, dias 10 e 11 de fevereiro, o maior evento de robótica do Nordeste, com a participação de 26 equipes de três estados. A etapa regional do Torneio SESI de Robótica 2022-2023 – First Lego League (FLL) – Temporada Super Powered vai definir as equipes finalistas que vão para Brasília, disputar o Festival Nacional de Robótica, que será realizado pelo SESI Nacional, no mês de março.

A etapa regional é realizada pelo SESI Bahia, entidade responsável pelos principais eventos de robótica do estado, que inclui o Torneio SESI de Robótica First Lego League e a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que este ano também terá a etapa nacional sediada na Bahia, no mês de outubro.

A robótica é um dos componentes curriculares e metodologia do currículo da Escola SESI, desde o ensino fundamental até o ensino médio. Por esta razão, a Escola SESI Bahia está presente nas principais disputas nacionais de robótica, que por sua vez integram as ligas internacionais. O SESI já se classificou duas vezes para etapas internacionais de robótica e esteve presente em duas das principais competições do gênero, a FLL e a F1 In Schools.

Além da competição do FLL, o visitante também vai poder ver de perto as modalidades da Liga SESI  Robótica, que inclui a F1 In Schools, com miniaturas de carros de corrida de fórmula 1, o FTC – First Tech Challenger e o FRC – First Robotics Competition, com robôs de maior porte.

POPULARIZAÇÃO DA ROBÓTICA

Para a gerente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Cléssia Lobo, o evento é uma oportunidade para estudantes e educadores descobrirem o potencial da robótica enquanto ferramenta educacional. Na avaliação dela, a maior parte das escolas ainda não despertou para a importância de fomentar a robótica como ambiente de aprendizagem para potencializar o aprender fazendo, princípio importante para engajar os estudantes na busca do conhecimento. Ela explica que a experiência de aliar aprendizagem, ludicidade e tecnologia estimula o aluno a superar desafios e a busca por soluções, fazendo com que ele desenvolva seus potenciais.

“Levar a robótica para a sala de aula proporciona ao estudante um conjunto de experiências e práticas pedagógicas que vão contribuir para o seu desenvolvimento de agora e para o futuro, já que a robótica explora diversas competências. Podemos citar raciocínio lógico, desenvolvimento da expressão verbal, habilidades para o trabalho em equipe e, claro, o interesse pela tecnologia”, explica Cléssia Lobo. 

Neste esforço pela popularização da ciência e da tecnologia por meio de ações como a robótica educacional, o SESI Bahia, além de estimular a prática com a realização dos eventos de robótica, também apadrinha ou apoia escolas. No Torneio SESI de Robótica FLL – Temporada 2022-2023, o SESI está apoiando três escolas e um grupo de garagem, além de apadrinhar a equipe da Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizada no Bairro da Paz.

O apoio vem sob a forma de apoio técnico para a preparação das equipes, fornecimento de kits e tapetes de competição, além de mentoria. Além do colégio estadual Mestre Paulo dos Anjos, entre as escolas públicas estão o Colégio Militar de Salvador (Exército) e o Colégio Militar da Polícia Militar, de Barreiras.

Entre as escolas particulares, além do Colégio Salesiano, que estreia no evento com quatro equipes, também participam da competição deste ano o Colégio Dínamo, de Alagoinhas, e o Colégio Santo Antônio, de Feira de Santana. O Torneio de Robótica terá ainda equipes de Alagoas e Sergipe e uma equipe de garagem, de Candeias, formada por estudantes de escolas públicas. A Black Gold tem no histórico a conquista do 2º lugar da classificação geral da temporada de 2020.

SELETIVA FTC

Além de selecionar as equipes vencedoras na modalidade de robótica FIRST Lego League (FLL) para o Festival Nacional de Robótica, o evento também contará com uma seletiva regional do First Tech Challenger (FTC) – modalidade de robótica avançada, para estudantes do ensino médio –, que irá definir as equipes que irão para o nacional.

Duas equipes do SESI estão disputando a classificação: a Hydra e a XMachine. A FTC trabalha com robôs de maior porte, que devem cumprir missões mais complexas com programação avançada.

PROGRAMAÇÃO

A expectativa do SESI Bahia é atrair cerca de 300 visitantes por dia, além dos 400 competidores e equipes técnicas. Pela primeira vez depois da pandemia o Torneio de Robótica volta a ser aberto ao público. O evento será realizado na Escola SESI Djalma Pessoa, localizado na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Piatã.

Além da competição de robôs, o Torneio SESI FLL prevê prêmios para as soluções tecnológicas propostas pelas equipes, com base no tema da temporada: Super Powered. Os participantes foram desafiados a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada e a partir daí propor soluções para problemas cotidianos. O resultado são projetos de pesquisa e soluções tecnológicas inovadoras. O melhor projeto garante à equipe uma vaga no Festival de Robótica nacional. 

Em 2022, a equipe da Escola SESI de Candeias, na região Metropolitana de Salvador, foi finalista com o projeto BoxLife, uma solução tecnológica para o transporte de órgãos, que foi testada pelo banco de órgãos estadual. A solução prevê a inclusão de um termômetro para automatizar o controle de temperatura na caixa de transporte, permitindo um melhor monitoramento das condições de transporte do órgão para transplante.

A BoxLife, bem como um outro projeto da equipe de Candeias, a Cabine de Desinfecção de Livros, criada na temporada de 2021, com foco em soluções voltadas para a pandemia, estarão em exposição para conhecimento dos visitantes.

OPÇÕES PARA O PÚBLICO

Quem for à Escola SESI Djalma Pessoa nesta sexta e sábado poderá participar das oficinas e visitar as exposições. Nesta sexta-feira, estudantes de escola pública vão participar de uma Oficina de Introdução à Robótica. A oficina ocorrerá nos turnos da manhã e à tarde.

A programação também prevê um espaço para conhecer diversas opções de jogos de tabuleiro para toda a família, com o espaço da Luderia São Jogue. Os visitantes também poderão acompanhar as equipes fazendo ajustes nos robôs e assistir às partidas oficiais de classificação dos robôs na arena de desafios.

PROGRAMAÇÃO PARA O PÚBLICO

·         Exposição da Liga SESI de Robótica, com robôs das diversas modalidades, incluindo os carros de corrida da Fórmula 1 In Schools;

·         Oficina de robótica com o Curso OBR de Introdução à Robótica – 11/2, das 9h às 11h.

·         Desafio de Eficiência Energética

·         Luderia São Jogue, que levará para o espaço opções de jogos de tabuleiro para toda a família – 10/2, das 9 às 17h e 11/2, das 9 às 15h

·         A Estação Ciência, espaço interativo de tecnologia e ciência do SESI Bahia;

SERVIÇO

O QUE – Torneio SESI de Robótica – Super Powered – Temporada 2022-2023

QUANDO – 10/2 (9 às 17h) e 11/2 (9h às 15h)

ONDE – Escola SESI Djalma Pessoa – Av. Orlando Gomes, 1737, Bairro de Piatã, Salvador

Gerência de Comunicação Integrada

Mais noticias, curta nossas páginas Facebook.com/anoticia.dovale – @anoticiadovale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *