Curtas e Boas

Artigos

De volta pra Casa 

Uma fonte me disse na semana passada que Solon Xavier e seus seguidores estão de malas prontas, voltando pra base do governo. Se for verdade, eu quero saber como o prefeito vai conseguir sustentar 15 vereadores, mais as lideranças de Anísio e até, não sei quando, as de Galdino. 

Não custa sonhar I 

Com os comentários de que Anísio não será mais candidato; Galdino Araújo, se não tivesse feito aquela besteira que todo mundo sabe qual foi, seria um forte nome agora. Mesmo sabendo que Araújo conta com o apoio de dois senadores, um deputado federal e um estadual.

Mas, tem outros nomes que pensam grande, que querem uma Casa Nova melhor; tem políticos, mas tem também empresário, tem comerciante, tem advogado, médico, cidadãos comuns e tantos outros nomes e, certamente, qualquer um desses, eleito prefeito, por pior que venha ser, fará um governo melhor do que o atual. 

Não custa sonhar II 

Muitos hão de reconhecer que o bom mesmo era a oposição, que provou em 2020 ser maior do que a situação, formasse um grupo forte, sem candidato, sem aquela coisa de dizer eu sou candidato e não abro pra ninguém.  

E, tocando o barco, pra lá na frente, discutir um nome bom e comprometido com o grupo, na condição de (se eleito for), fazer uma gestão diferente voltada para os interesses de todos, e não, apenas para uma única família, apadrinhados e seus cabos eleitorais. 

Uma oligarquia pra chamar de sua 

A vitória, difícil porque não há unidade e nem quem se disponha a renunciar à cabeça de chapa, seria interessante também porque derrubaria essa oligarquia dos Torres, que está se formando. 

Uma oligarquia que se forma porque todo mundo está se juntando a eles, como se os Torres estivessem fazendo uma grande gestão e fossem grandes administradores da coisa pública. A verdade, é que ninguém está preocupado com o futuro dos filhos, dos netos, de Casa Nova de modo geral e sim, com o momento. “Como se dissessem: Meus filhos, meus netos e nossa Casa Nova que se virem, farinha pouca, meu pirão primeiro”!

Não custa sonhar III 

Outra coisa que seria interessante era o candidato do grupo ser escolhido pelo povo, através de uma previa. Acabar com essa coisa de dizer meu candidato é meu parente, meu amigo, aquele que vai fazer o que eu mandar fazer, tem de ser de minha inteira confiança. Até porque nenhum que aceitou ser pau mandado conseguiu se reeleger.  

Não custa sonhar IV 

A forma de fazer política em Casa Nova, precisa ser mudada, as campanhas estão ficando caras porque não é o povo quem escolhe o candidato. Quando o povo participar da escolha, candidatos a prefeito e vereadores, ganharão a eleição sem precisar ter de comprar votos com saco de cimento, distribuindo gasolina e até comprando lideranças com dinheiro em espécie.  

No dia que alguém fizer uma política diferente com a participação do povo, você vai ver uma mudança radical e sobrar dinheiro para o prefeito eleito investir na saúde, na educação e no social. 

Rolo compressor

Foto: Divulgação

É com um rolo compressor desse que o prefeito de Casa Nova, WT, pretende passar por cima do restante, que ainda tem da oposição, que ele pretende eliminar até a próxima eleição, quando costuma dizer, não ter duvida da vitória do seu sucessor e foi mais ou menos com essas palavras que o gestor falou na festa do Ouricuri, sua terra natal.

Não sei se ainda tem quem lembre, mas com o mesmo palavreado, o prefeito disse antes das eleições, da certeza da vitória do seu irmão deputado federal, o que ia aumentar ainda mais o seu poderio. Diante da arrogância, mesmo gastando mundos e fundos, a campanha do mano não teve êxito.

Semana passada o presidente da Associação Comunitária de Pau a Pique, Seu Francisco, o CHICO, comemorava a conquista de um trator doado pelo governo do estado da Bahia. Até aí tudo bem; Mas em menos de 20 dias, antes de o trator começar a servir aos associados, Chico sofre uma derrota inesperada, quando o seu candidato para sua sucessão, foi para a disputa do voto e perdeu para a concorrência.

Essas colocações são para servir de exemplo e mostrar que o povo não é besta. Quando o povo silencia é porque não está satisfeito.

Abra os olhos, prefeito, porque já tem gente no seu grupo arrumando as bagagens pra ir embora, caso os acordos feitos não sejam cumpridos!

Curtas e Boas – por Luiz Washington

Mais noticias, curta nossas páginas Facebook.com/anoticia.dovale – @anoticiadovale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *