O ex-árbitro de futebol Romualdo Arppi Filho morreu, aos 84 anos, neste domingo (5), em Santos, no litoral de São Paulo. Ele estava internado no Hospital Ana Costa, fazendo tratamento renal e veio a óbito.
Ricardo de Oliveira Arppi, um dos filhos de Romulado disse ao G1 que o pai foi uma referência no futebol nacional. “Meu pai foi e sempre será referência. Que ele seja lembrado pelo destaque no esporte e como um ser humano incrível”, disse.
Um dos poucos árbitros com conceito alto na FIFA ele apitou a final da Copa do Mundo de 1986, no México, onde a Argentina conquistou o bicampeonato mundial ao vencer a Alemanha por 3 a 2. Nesta copa ele se tornou o segundo brasileiro a apitar uma final, já que Arnaldo Cézar Coelho já havia o antecedido.
O ex-árbitro iniciou a carreira aos 14 anos e, profissionalmente, aos 20. Chegou a apitar as decisões do Campeonato Brasileiro de 1984 e 1985, uma final do Mundial Interclubes em 1984 e participou de três olimpíadas: Cidade do México (1968), Moscou (1980) e Los Angeles (1984).
Nos últimos anos, Arppi Filho passou a viver em São Vicente, também no litoral de São Paulo, onde atuava como corretor de imóveis. Foi pai de três filhos e avô de três netos e, até hoje, é considerado por colegas e ex-jogadores um dos melhores árbitros da história do futebol brasileiro.
G1/Foto do Arquivo de A Tribuna
Mais fotos e mais noticias visite nosso Facebook.com/anoticia.dovale – @anoticiadovale