Com o objetivo de realizar, por dia, cerca de 60 exames preventivos ao câncer de mama, a prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital de Amor – Instituto Ivete Sangalo, iniciou nesta segunda-feira (17) os atendimentos na Unidade móvel da instituição.
A mesma está estacionada na Praça Central do município (em frente a Prefeitura) realizando o exame de mamografia gratuitamente em mulheres de 40 a 69 anos de idade.
A carreta tem previsão de ficar até três meses na sede do município, depois estará se deslocando para a comunidade de Piri e em seguida para Piçarrão. O agendamento para fazer o exame está sendo feito através do Agente Comunitário de Saúde e em caso de dúvidas a mulher deverá procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) da sua área. Na segunda-feira os atendimentos são feitos das 13h30 às 17h; na terça, quarta e quinta-feira o atendimento será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na sexta-feira, das 08h às 12h.
A prefeita Ana Passou destacou a importância de oportunizar exames importantes na prevenção de doenças sem grandes deslocamentos para as mulheres sentoseenses. “Essa carreta aqui é de grande importância porque estamos oferecendo saúde preventiva para as mulheres. Só temos a agradecer ao Hospital do Amor e Instituto Ivete Sangalo, por serem nossos parceiros nesta ação conjunta de prevenção e cuidado, sabemos que nem todas as mulheres têm condições de se deslocar até Juazeiro ou até mesmo Salvador para a realização destes exames”, destacou a prefeita Ana Passos.
O exame – A mamografia é um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno, aumentando as chances de cura.
O Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, é uma instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos, São Paulo. O hospital tem uma representação em Juazeiro, através do Instituto Ivete Sangalo e, é hoje referência na América Latina no tratamento contra o câncer. A instituição assumiu como nome o apelido pelo qual já era conhecido entre seus pacientes, familiares, médicos e parceiros, passando a se chamar “Hospital de Amor”.
A entidade busca a excelência no atendimento médico hospitalar, através de ações humanizadoras, constante aperfeiçoamento técnico e profissional, divulgação científica do ensino e pesquisa, o que nos permite absorver a crescente demanda e com isso realizar o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Ascom PMSSE
Mais fotos e mais noticias, click no @anoticiadovale