Foto: Lucio Tavora/Xinhua
A última rodada de promoções na carreira diplomática, anunciadas na última sexta-feira (26), contemplou em maior proporção mulheres e negros.
Segundo dados do Itamaraty, diplomatas do sexo feminino responderam por 37,5% das promoções a ministro de primeira classe, topo da carreira e onde se situam os embaixadores. A proporção geral de mulheres no Itamaraty é de 23% atualmente.
O mesmo ocorreu em graus inferiores na carreira, com as diplomatas representando 31,25% das promoções a ministra de segunda classe, 36,4% a conselheira e 32% a primeira-secretária.
Algo similar ocorreu com relação aos negros, que são apenas 5% dos quadros da carreira diplomática. Eles foram contemplados com 12,5% das promoções para ministros de primeira e segunda classes e 9,1% para conselheiros. Ficaram levemente abaixo apenas nas promoções para primeiro-secretário (4%).
Houve 98 diplomatas promovidos na atual rodada. A intenção do Ministério das Relações Exteriores é gradualmente aumentar a diversidade por meio de promoções nos escalões superiores, que possibilitam abrir vagas na base para contemplar mais mulheres e negros.
As informações são da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo.
Folha de S. Paulo
Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale