A Airbus anunciou seu novo projeto de aviões com teto transparente durante a Aircraft Interiors Expo (AIX), considerada a maior feira de assentos e interiores de aviões do mundo. O evento foi realizado entre 6 e 8 de junho, em Hamburgo, na Alemanha.
O projeto dá o nome de “Airspace” às novas cabines, que serão integradas à família de aviões A220 da empresa. Ao todo, dez companhias aéreas e oito empresas de tecnologia contribuíram para o projeto.
Chamado “Airspace Cabin Vision 2035+”, o planejamento da companhia visa, além da estética, questões ambientais. Segundo a Airbus, a nova cabine poderá reduzir entre 10% e 20% o impacto ambiental geral da aeronave durante seu ciclo de vida.
Outro fator a ser impactado é o peso das cabines, que deve diminuir em até 40%. A empresa pretende investir em tecnologias que vão da impressão 3D ao uso de materiais de base biológica e polímeros reciclados. Os materiais a serem usados serão mais fáceis para ser reciclados e reutilizados, de acordo com a companhia.
Até 2025, a Airbus pretende dar mais transparência sobre o real impacto de peças e operações e oferecer opções com emissão de carbono reduzida. Até 2030, a meta será introduzir designs novos e mais sustentáveis.
Por fim, em 2035, a empresa almeja finalizar os projetos para que os materiais das cabines sejam baseados em uma economia circular. Há planos de integração das cabines nas aeronaves movidas a hidrogênio que já estão em desenvolvimento.
Os aviões A220 ainda receberão outras melhorias. Serão implementados uma unidade de atendimento ao passageiro redesenhada e aprimorada, além de maior capacidade de armazenamento. Será possível levar cerca de 19 malas a mais no A220-300.
Vinícius Barboza/Folhapress/Foto: Divulgação/Airbus
Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale