Seis surfistas baianos vão participar da primeira e da segunda etapa da modalidade longboard e sup surf do Circuito Brasileiro de Surf, respectivamente, desta quinta-feira, 15, até o domingo, 18, na cidade de Linhares, e entre os dias 22 e 25 deste mês, em Serra. Ambas as cidades estão localizadas na costa do Espírito Santo e marcam o início das competições da categoria pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).
Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da concessão de transporte, os atletas Pedro Veiga, Luan Araújo Melo e André Nunes já se encontram em Linhares para representar a Bahia nas duas etapas.
Os atletas Luan e André vão competir pela categoria master, que atualmente são, respectivamente, campão e vice-campeão baiano. Já Pedro, com apenas doze anos, é atual campeão baiano e líder do ranking brasileiro na categoria sub wave. Ele vai novamente representar a Bahia em busca do título de base. De acordo com Marcelo Barros, presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), as expectativas são altas com os últimos resultados do surf baiano.
“É com muito prazer que temos essa parceria entre a FBSurf e a Sudesb para possibilitar que representem o estado no Campeonato Brasileiro. A Sudesb tem sido uma grande parceira das categorias de base do surf com o deslocamento dos atletas. Eles vêm a cada competição se destacando nos rankings nacionais”, afirma o presidente.
Durante as finais da primeira etapa em Linhares, é comemorado o Dia Internacional do Surf, que neste ano será no sábado, 17. A data é celebrada no terceiro sábado de junho, em alusão ao solstício de verão no Hemisfério Norte pela World Surf League (WSL). Com isso, os baianos podem estar disputando as fases principais da competição no dia.
Ascom Sudesb /Bruno Neres – DRT 4449 / Maurício Viana, estagiário
Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale