O diabetes é uma doença crônica causada pela falta de produção de insulina, hormônio responsável por levar para as células do corpo a glicose do sangue que será usada como energia. Existem diabetes do Tipo 1, Tipo 2, Gestacional e o Pré-diabetes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em Salvador, cerca de 9% dos adultos maiores de 18 anos são portadores da doença.
A nutróloga Dra. Hilloa Rodrigues diz que o diabetes Tipo 1 normalmente aparece na infância ou na adolescência. Já o Tipo 2 se manifesta com mais frequência em adultos. O diabetes gestacional acontece especificamente durante a gestação, mas normalmente não apresenta sintomas, sendo necessário que a gestante sempre faça a investigação do nível de glicemia durante o pré-natal.
O pré diabetes é quando o paciente está com altos níveis de glicose no sangue, mas não é o suficiente para um diagnóstico de diabetes Tipo 2. “Em todos estes casos, adotar hábitos que proporcionam mais saúde e garantem o bem-estar é fundamental”, destaca a médica.
Segundo Dra. Hilloa, para quem tem diabetes a mudança no estilo de vida é tão importante quanto os medicamentos. “Para manter o controle glicêmico, além das medicações, é necessário ter uma dieta adequada e praticar exercícios físicos. Estas três coisas, quando feitas de forma conjunta, ajudam no tratamento da doença”, explica.
A nutróloga explica que a dieta para esses pacientes é prescrita de forma individual, pois no momento da construção do programa alimentar, várias questões são consideradas. “O nutrólogo elabora este plano levando em conta o diagnóstico nutricional do paciente, a fase da vida, idade e hábitos alimentares. Também é preciso considerar quais alimentos são acessíveis a essas pessoas”.
De acordo com a especialista, uma das formas de prevenir o diabetes é com a ingestão de flavonóides, que são compostos antioxidantes, anti-inflamatórios, antivirais e antibacterianos. “Estes compostos não são produzidos pelo organismo, por isso é necessário obtê-los através de uma alimentação saudável. Eles podem ser encontrados em determinados alimentos e vegetais, como a cebola, a uva e a maçã”, ressalta.
Por Carmen Comunicação/Assessoria de Comunicação/Foto: Divulgação.
Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale