36 ciclistas representam a Bahia no interior de São Paulo neste final de semana.
O BMX baiano, que tem conquistado grandes títulos nos últimos anos, será representado por 36 ciclistas das cidades de Camaçari, Itaberaba, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Salvador no Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2023, que ocorre no sábado, 01, e no domingo, 02, na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo. Entre eles, os principais nomes são Paôla Reis e Mardevacson Fonseca.
Com a concessão do transporte por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), 33 atletas viajam nesta terça-feira, 27, às 19h, para realizar treinamentos e se preparem no local das provas realizadas pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
De acordo com o presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Oscar Schmidt, os atletas foram selecionados a partir do desempenho na Copa Brasil de BMX, realizada em solos baianos na Pista Tertuliano Torres, na Praia do Corsário, em Salvador, no mês de abril. Já o treinador baiano, Leonardo Gonçalves, comenta que as expectativas são altas.
“A Bahia é o quarto maior estado em números de participantes inscritos para esta competição. Temos bastantes garotas e garotos da nova geração. Todos eles puderam se preparar em uma sequência de provas aqui na Bahia, justamente, com o objetivo de buscar os melhores resultados nas categorias muito disputadas. A Sudesb tem proporcionado essa oportunidade fora do estado com as melhores condições”, afirma Leonardo.
O técnico complementa que as expectativas nas categorias elite são que Mardevacson suba ao pódio e Paôla vença a prova, somando mais pontos para o ranking olímpico para carimbar a classificação conquistada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Além dos dois ciclistas, ao lado de Jaldo Caribé, eles são os destaques da modalidade com diversos títulos nos últimos anos, como o campeonato mundial de Jaldo, os pan-americanos de Paôla e o título da Copa Brasil de BMX 2023 vencido por Mardevacson.
O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora os feitos apoiados pela autarquia. “Nós percebemos a força e apoiamos o BMX da Bahia há algum tempo tanto com as aulas de iniciação esportiva com o Projeto Pedal quanto diretamente nas viagens e nos eventos estaduais e nacionais. Com isso, os atletas tornam-se parte fundamental para a conquista de medalhas por brasileiros em 2024, com a CBC ciente disso”, pontua.
Ascom/Sudesb
Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale