Na zona rural de Curaçá e Jaguarari, nos distritos de Poço de Fora e Pilar, o empreendimento Capribéee tem promovido empreendedorismo local com a produção de queijos finos de leite de cabra. O empreendimento, atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), é formado pelo trabalho conjunto da Cooperativa Poçoforense Sabor do Sertão (Coopof) e da Cooperativa da Agricultura Familiar Mãos do Campo.
O trabalho cooperativo desenvolvido pelos dois espaços é realizado por produtores e produtoras de Poço de Fora e Curaçá. Tudo começou através da organização em associação dos produtores de leite dos dois municípios baianos.
Em Curaçá, localizado no Norte da Bahia, os agricultores familiares se reuniam na sede da Associação de Produtores de Poço de Fora (Apoc) para a produção de licores, doce de leite e queijos de leite de cabra. A agricultora Eugênia Ribeiro integra o grupo de produção desde a fundação da Apoc. Ela explica que a produção era feita de maneira artesanal, os agricultores se organizavam em suas propriedades e faziam a entrega na associação.
“Era um processo em que a gente realizava na própria associação, e os queijos eram produzidos nesse espaço e aconteciam de forma mais simples e dentro da própria associação, de forma artesanal, sem equipamentos sofisticados”, destacou Ribeiro.
No Distrito de Pilar, a 45 km de Poço de Fora em Curaçá, produtoras e produtores também atuavam no trabalho artesanal de queijos de leite de cabra, e as atividades aconteciam na sede da associação APA3, com início em meados de 2018. De acordo com a produtora Sidclea Rodrigues, com o tempo, os associados conseguiram uma antiga sala de aula que foi adequada e transformada em cozinha. “Com isso, conforme as vendas iam saindo, surgiam mais produtores, situação que facilitava a aquisição do leite para a produção dos queijos”, enfatizou Rodrigues.
Após avaliar a necessidade de comercializar os produtos, os dois empreendimentos iniciaram o processo de regulamentação para se transformarem em cooperativas, a fim de facilitar a comercialização dos produtos desenvolvidos. Com o aumento dos cooperados nos dois espaços, a produção de leite passou a ser organizada de forma semanal, e a ordenha acontece atualmente de maneira mecânica, e o leite é conduzido entre três e quatro dias para os espaços das cooperativas.
Através do apoio da Ero Brasil, as duas cooperativas receberam laticínios que ficam localizados nas comunidades do interior de Curaçá e Pilar, com toda a estrutura e maquinário para a produção de queijos de leite de cabra, iogurtes, além do novo produto, ainda em fase de desenvolvimento, o composto lácteo de leite de cabra. Atualmente, a Cooperativa Poçoforense Sabor do Sertão (Coopof) conta com 19 cooperados, e a Cooperativa da Agricultura Familiar Mãos do Campo conta com 23.
“As cooperativas representam, para nós, uma organização na cadeia produtiva trazendo emprego e renda para nossa região”, destacou a produtora Sidclea Rodrigues.
CAPRIBÉEE: Após passarem pelo processo de qualificação profissional e pela assistência técnica para melhoria dos alimentos para a comercialização no mercado convencional, feito pela equipe do Cesol-SSF, os cooperados da marca Capribéee atuam com a produção de queijos de leite de cabra finos, meia cura, em conserva, maturados, de massa fresca, iogurte e o mais recente produto, ainda em desenvolvimento, o achocolatado de leite de cabra.
“Nós somos atendidos pelo Cesol, que a cada dia vem nos fortalecendo, tanto com a melhoria dos produtos, com a divulgação, melhoria na rotulagem, na ampliação das vendas, através do trabalho do agente do projeto”, pontuou Eugênia Ribeiro.
De acordo com os cooperados, a junção dos dois laticínios se fez necessária para a ampliação da marca Capribéee e o aumento da comercialização dos produtos no mercado convencional em todo o estado.
“As cooperativas permanecem produzindo com uma organização, com o propósito de crescer ainda mais, cada um com um tipo específico de produto, com uma única comercialização”, destacou a produtora e agente de vendas da Capribéee, Eugênia Ribeiro.
Os queijos da Capribéee podem ser encontrados em Juazeiro, na loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão, localizada na rua Canafístula, nº 148, bairro centenário.
COOPERATIVISMO E CIDADANIA: Em Juazeiro, no Norte da Bahia, o senhor José Ivo dos Santos inicia suas atividades bem cedo na cooperativa. O presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz) separa os equipamentos de trabalho e, a partir de uma escala bem organizada, o grupo composto por 14 cooperados se divide para o início das atividades de coleta seletiva dos materiais reciclados.
A cooperativa realiza a coleta em algumas residências, condomínios e possui parcerias com empresas do agronegócio da região, escolas públicas e empresas privadas. Essas atividades garantem a renda dos trabalhadores e trabalhadoras da reciclagem, levando à coleta mensal de cerca de 30 toneladas de recicláveis e 400 toneladas anualmente.
“As parcerias com as escolas são muito importantes na gestão de resíduos, dando destino adequado aos materiais que são descartados nesses espaços. A importância da parceria pública e privada e o compromisso na gestão ambiental e no bem-estar dos cooperados, parceria esta que está sendo muito importante para a geração de renda para os cooperados”, destacou o presidente da Cooperfitz, José Ivo dos Santos.
O nome Cooperfitz é uma homenagem ao padre Guilherme Fitz, que sempre buscou enfatizar para os profissionais da reciclagem, no período em que alguns deles ainda atuavam no lixão da cidade, a necessidade da organização dos catadores em cooperativa. Seu incentivo foi um divisor de águas na vida dos catadores, que passaram a se organizar em cooperativa a partir de 2011.
A cooperativa de catadores trabalha no processo de coleta seletiva, armazenamento, triagem, prensagem e entrega de materiais para as empresas e indústrias e também é atendido pelo Cesol Sertão do São Francisco. Os catadores também realizam o recolhimento de óleo de cozinha para a produção, desinfetante, sabão em barra e de biodiesel, produzida por uma empresa de Juazeiro, através de uma parceria que existe há 4 anos.
A Cooperftiz fica localizada na Quadra H, nº 14, no distrito industrial de Juazeiro, no bairro Juazeiro 08.
Fonte: Ascom
Mais fotos e mais noticias, click aqui @anoticiadovale