Fotografias retratam percepções da Juíza Titular da Vara de Execuções Penais de Lauro de Freitas

Cidades Outras Cidades

Juíza Jeine Vieira, ao lado de servidores (as) da Secretaria de Admnistração Penitenciária (SEAP-BA).

Internos do Conjunto Penal de Lauro de Freitas visitaram a exposição fotográfica ‘Morada’, produzida pela Juíza Jeine Vieira, exposta no átrio do Tribunal de Justiça da Bahia, na última quarta-feira (19).  

As fotografias retratam percepções da Juíza Titular da Vara de Execuções Penais de Lauro de Freitas em visitas ao Conjunto Penal da comarca. A Magistrada, por meio de fotos, apresenta lugares do presídio, sem necessariamente representar ou identificar as pessoas, a fim de entender o significado daquele espaço, “mostrar o invisível e instigar interpretações”. 

Jadieldson Cerqueira, estudante de Psicologia, não escondeu a gratidão e admiração pelo trabalho desenvolvido pela Juíza. “Em palavras, definir a doutora Jeine Vieira, eu não acharia uma palavra melhor a não ser um anjo enviado por Deus. Ela tem feito a diferença não somente na minha vida, mas também na vida de todos os internos”.  

Marcos Santos, Ajudante de Pedreiro, elogiou a empatia da Juíza Jeine Vieira, com os apenados do Conjunto Penal. “Para mim, ela é uma mãe, porque é uma pessoa que tem um coração muito aberto pelos internos, que precisam de ajuda e oportunidade”, disse.  

A Juíza retrata cenários em que ela esteve presente e lhe despertaram reflexões. “A arte do pouco e do simples, das cores e texturas das paredes. Seus riscos, desenhos e mensagens. A roupa laranja e pendurada. O raio de luz que entra, suave, pela pequena janela e ilumina aquele ambiente de uma dureza própria”, define. 

Conheça mais sobre a obra, a história e a exposição da Juíza Jeine. https://www.youtube.com/watch?v=QQDw7D3Wo0w

A mostra, promovida no TJBA, por meio da Assessoria de Ação Social (AAS), setor ligado à Presidência, conta com o apoio da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), da Escola de Magistrados da Bahia (Emab), da Socializa – Soluções em Gestão, e do ateliê de impressão – 2ART, e está em exposição durante o período 17 a 28 de julho. 

No âmbito do TJBA, além da sede do Judiciário, há áreas disponíveis para exposições nos prédios do Fórum Ruy Barbosa e do Fórum do Imbuí, também na capital baiana. Os interessados em expor podem se inscrever, presencialmente, na Assessoria de Ação Social (prédio-sede), ou por e-mail, enviando mensagem para acaosocial@tjba.jus.br e/ou centrocultural@tjba.jus.br.   

As atividades da unidade contam com o apoio do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. 

 #pracegover #pratodosverem 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *