O maior rally das Américas tem largada no dia 11 de agosto, de Petrolina (PE). As duplas Mario Marcondes / Artêmio Pauluci e Luiz Manara / Léo Telles Silva se preparam para acelerar em um percurso inédito. Equipe também faz parte de projeto ambiental no Sertões.
Faltam poucos dias para pilotos e navegadores de todo o Brasil ligarem os motores para o 31º Sertões. E Petrolina (PE) é o palco da largada do maior rally das Américas, que acontece de 11 a 19 de agosto. A chegada será no município de Cruz (CE), na Praia do Preá, após percorrer 3.800km – com 2.080km de trechos cronometrados – de um percurso inédito. As demais cidades anfitriãs são Xique-Xique (BA), Crato (CE) e Sobral (CE).
A equipe Braço Curto MotorSport – sediada em Londrina (PR) – tem duas duplas representantes: Mario Marcondes / Artêmio Pauluci e Luiz Manara / Léo Telles Silva vão acelerar as picapes Mitsubishi L200 Evo V8 350cv e disputarão o pódio da categoria T1.
O time segue forte e bem estruturado para a disputa. E para tanto, terá apoio próprio de um chefe de equipe e um chefe de oficina, um eletricista, dois mecânicos por carro, uma carreta oficina e dois carros de apoio (cada um com motorista exclusivo), além de um cozinheiro e assistente, assessor de imprensa e fotógrafo.
Bandeira ambiental
Uma das empresas patrocinadoras da Braço Curto MotorSport é a Conasa Infraestrutura – presente em várias regiões do Brasil com operações de saneamento, iluminação pública e rodovias –, que também é patrocinadora do projeto Ambiental do Sertões 2023. Logo, a equipe será referência de preservação e boas maneiras ambientais dentro das trilhas e, principalmente, na Vila Sertões.
“A iniciativa engloba a destinação correta de resíduos produzidos ao longo de todo o trajeto do evento e ações de educação ambiental em escolas, e será realizada com a participação de cooperativas locais. Além de todo o benefício ambiental, também proporcionará a geração de renda para as comunidades”, explica o piloto Mario Marcondes.
Paralelo a essa ação, a Conasa Infraestrutura junto com a Braço Curto MotorSport terá uma equipe exclusiva que fará a doação de 250 filtros de tratamento de água para famílias sem saneamento próximas ao percurso. Ainda, duas escolas – localizadas em Petrolina (PE) e Cruz/Preá (CE) – foram selecionadas para receberem coletores e filtros de água, compondo miniestações de tratamento.
“A ideia da criação dos filtros nasceu de uma experiência que tive no Sertões de 2021, em que a picape quebrou no meio da prova e ficamos por várias horas parados na trilha, em um lugar remoto, aguardando pelo apoio mecânico. Quando moradores locais nos serviram água para matar a nossa sede, a água tinha uma tonalidade amarela e percebi a ausência de tratamento. Rapidamente senti a necessidade de mudar a realidade daquelas pessoas”, explicou Marcondes. Junto com os filtros, as famílias receberão cartilhas explicativas sobre a importância do consumo de água tratada, alerta a doenças e o passo-a-passo para a limpeza da caixa d’água.
Os filtros foram desenvolvidos pela primeira vez no ano passado e entregues às famílias e a escola da Comunidade Quilombola Boa Esperança, no município de Mateiros (TO), no total de 65 unidades. Para 2023, serão entregues 250 filtros.
Programação das etapas
11 de agosto
Prólogo: Petrolina (PE)
12 de agosto – Primeira etapa
Petrolina / Petrolina (Raso da Catarina)
DI: 185 km / SS: 372 km / DF: 114 – Total: 671 km
13 de agosto – Segunda etapa
Petrolina / Petrolina
DI: 18 km / SS: 174 km / DF: 54 km – Total: 246 km
14 de agosto – Terceira etapa
Petrolina / Xique-Xique (BA) (Maratona)
DI: 74 km / SS: 404 km / DF: 31 km – Total: 509 km
15 de agosto – Quarta etapa
Xique-Xique / Petrolina (Maratona)
DI: 0 km / SS: 324 km / DF: 290 km – Total: 613 km
16 de agosto – Quinta etapa
Petrolina / Crato (CE)
DI: 66 km / SS: 213 km / DF: 215 km – Total: 494 km
17 de agosto – Sexta etapa
Crato / Sobral
DI: 154 km / SS: 207 km / DF: 312 km – Total: 673 km
18 de agosto – Sétima etapa
Sobral / Cruz
DI: 83 km / SS: 226 km / DF: 49 km – Total: 357 km
19 de agosto – Oitava etapa
Cruz / Cruz (Preá)
DI: 51 km / SS: 160 km / DF: 26 km – Total: 237 km
* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final
Distância total: 3.800km
Especiais: 2.080km
Deslocamentos (competidores): 1.150km
Liberdade de ideias/Foto: Divulgação
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do Vale