Prefeitura de Juazeiro capacita profissionais de saúde para o preenchimento de declarações de óbitos

Cidades Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou nesta segunda-feira (21), uma série de capacitações com profissionais da saúde sobre emissão de declaração de óbito. O objetivo do treinamento é aperfeiçoar processos e traçar um cenário epidemiológico do município mais assertivo.

O treinamento está sendo promovido pela equipe de Vigilância em Saúde do município em parceria com o Núcleo Regional de Saúde-Norte, Instituto Médico Legal (IML) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre os temas abordados na capacitação estão: aspectos éticos e legais no preenchimento da Declaração de Óbito e óbitos por causas externas e orientações para preenchimento de Declaração de Óbito de causas mal definidas.

“Este evento, além de fortalecer as orientações e esclarecer dúvidas dos colegas médicos, é importante para estreitar as relações entre Vigilância em Saúde, IML e os profissionais da rede que estão diretamente envolvidos na assistência ao paciente”, destacou o secretário de Saúde Allan Jones.

Neste primeiro encontro participaram 22 médicos da Atenção Básica de Juazeiro. “A capacitação é para que os profissionais possam esclarecer suas dúvidas. Queremos fortalecer o processo de trabalho no que se refere à emissão de Certidões de Óbito no município.  O preenchimento da declaração por causas mal definidas impacta no cenário epidemiológico do município e a gente acaba não conseguindo identificar por quais razões aconteceu esse falecimento. Precisamos desses dados para poder definir um cenário epidemiológico mais completo”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes.

A médica Tábita de Lima que atende nas UBS de Pontal e de Guanhães reconheceu a relevância do treinamento. “Importante, pois vejo que muitos colegas acabam preenchendo a documentação de forma errada o que acaba dificultando inclusive as políticas públicas, porque tudo depende de índices, inclusive de tudo o que nós registramos no sistema e nas declarações de óbito”, comentou.

Texto: Marcela Cavalcanti – Ascom Sesau – Foto: Pedro Angelo

Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *