A iniciativa do Legislativo visa conscientizar sobre a necessidade da inclusão social da pessoa com deficiência.
No mês voltado para a reflexão sobre os desafios da pessoa com deficiência no cotidiano social, por meio da Campanha “Setembro Verde”, a Câmara Municipal de Juazeiro, no norte da Bahia, sediou, no auditório da Casa, na manhã desta quarta-feira, 27, uma Audiência Pública para debater o tema. O objetivo é dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência (PcD).
“A ideia é que junto aos órgãos competentes possamos promover políticas públicas voltadas a este público (PCD) e sensibilizar a população quanto à relevância do tema”, destaca Tanuri.
“A grande deficiência não está em mim, não está em nós. A grande deficiência está na sociedade, que quer que todas as pessoas sejam iguais. Ninguém é igual, absolutamente ninguém! Então, a gente precisa começar a transformar esse discurso de igualdade para equidade, que é igualdade de oportunidades”, sugere o Autista superdotação e psicopedagogo clínico, titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Marcelo Freitas.
Atento às demandas apresentadas na Audiência e tomando nota junto a sua equipe, o secretário municipal de saúde de Juazeiro, dr. Allan Jones, enfatizou que o “Setembro Verde” é um período mais que especial, para ele, nesse ínterim ‘a pessoa está mais para aprender do que para ensinar’.
“Quero me colocar ao lado de vocês mães atípicas e sigo à disposição”, frisou o secretário Allan Jones.
O evento que teve revezamento de intérpretes de libras, contou com a presença de representantes de pessoas com deficiência no Vale do São Francisco, a exemplo de José Wilson – Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com deficiência de Juazeiro, Emanuela, Vice-presidente da entidade, Marcelo Freita– Autista superdotação psicopedagogo clínico e titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia; dos servidores Milton Carvalho, consultor em tecnologias Assistivas e Tailane Brito, Tradutora/ Intérprete de libras do NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Univasf.
Contou ainda com a presença do secretário municipal de saúde, dr. Allan Jones, do Coordenador do Núcleo Regional de Saúde-Norte, Pedro Alcântara, da presidente da APAE Juazeiro, Josimeire Pinheiro, do Professor Renan Fonseca – diretor jurídico da AAMAVASF, da Professora Isabel Cristina, da professora Virna, diretora da Estação do Saber, além dos vereadores: Bebeto Matias, Bené Marques, Luciano do Valle, Jean Gomes, Mundeco Trindade, Glaidson Azevedo, Gildásio Barão, Mitu do Sindicato, Nalvinho Leopoldo, Renato Brandão, Valdeci Alves.
Obras com inclusão na Câmara
Com a reforma do prédio da Câmara Municipal, nesta legislatura, novas rampas de acesso para viabilizar a locomoção de pessoas com deficiências na Casa Aprígio Duarte Filho, estão previstas. Além disso, a mesa diretora já indicou ao Poder Executivo um PL em prol do público PCD que inclui entre outras ações a contratação de intérprete de libras para traduzir as reuniões plenárias da Casa do Povo para o público PCD.
Por Jean Brito/Foto: Divulgação
Mais noticias, click aqui no Blog a notícia do vale